X

Cotidiano

Número de fotos por minuto dobra nos jogos das Quartas de Final da Copa

Nos quatro jogos deste fim de semana, das Quartas de Final, foram enviadas em média 11 mil fotos por minuto, no período de maior tráfego de dados

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 08/07/2014 às 12:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com a proximidade da final da Copa do Mundo os torcedores têm se empolgado cada vez mais com o registro dos momentos decisivos das partidas ou com a famosa 'selfie' para mandar aos amigos ou postar nas redes sociais. Nos jogos deste fim de semana, das Quartas de Final, foram enviadas em média 11 mil fotos por minuto, o que representa praticamente o dobro do ritmo de envio registrado nos jogos da primeira fase, que foi de 6 mil fotos por minuto, no período de maior tráfego, que é de cerca de uma hora, no início dos jogos até o intervalo.

De acordo com balanço do tráfego cursado nas redes de telecomunicações instaladas pelas prestadoras nos estádios para uso do público, nessas últimas quatro partidas, foram feitas 405 mil ligações telefônicas e enviadas 4,5 milhões de fotos. Com isso, o volume total de comunicações de dados na Copa, até o momento, equivale a 43 milhões de fotos com tamanho médio de 0,55 MB.
       
Nas Quartas de Final, o destaque em envio de dados ficou com a partida entre Holanda e Costa Rica, na Arena Fonte Nova, em Salvador, com 1,2 milhão de fotos enviadas e 61 mil ligações telefônicas. No jogo entre Brasil e Colômbia, no Castelão, em Fortaleza, em que a seleção brasileira garantiu a vaga na Semifinal no tempo regulamentar, foram enviadas 786 mil fotos e feitas 148 mil ligações.

O número de fotos por minuto dobra nos jogos das Quartas de Final da Copa (Foto: Agência Brasil)

O recorde de envio de fotos pelas redes de telefonia móvel continua sendo o da partida entre Brasil e Camarões, no dia 23 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, quando os torcedores enviaram ou postaram 1,6 milhão de fotos nas redes sociais. O maior volume de tráfego tem sido observado exatamente nos estádios com maior capacidade de público.

Na rede de telefonia móvel, desde o início da Copa, o maior volume de dados trafegados ficou concentrado na tecnologia 3G, mas foi possível verificar também alto número de conexões pela rede 4G e pelo WiFi. Para medir o tráfego total de ligações e de comunicações de dados, foi considerado um período de sete horas, começando três horas antes da partida e se encerrando duas horas depois do jogo.

Nas 60 partidas disputadas até agora, foram feitas 3,7 milhões de ligações telefônicas. Os dados demonstram um comportamento típico dos usuários em grandes eventos, em que o uso do celular para ligações de voz se dá de forma mais intensa na chegada ao local, enquanto o uso de dados é mais elevado no início da partida.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter