X

Cotidiano

Novo estudo americano diz que mar avançará sobre Santos e Guarujá e divulga imagem

O intuito da publicação não é causar pânico na população, mas sim conscientizar as pessoas e autoridades de que o fenômeno do aquecimento global, ao contrário do que dizem os negacionistas, está acontecendo

Da Reportagem

Publicado em 14/11/2021 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

À direita Santos, hoje. À esquerda, no futuro, se nada for feito para frear o aquecimento global. / Divulgação/Climate Central

O Climate Central, uma organização americana de jornalistas e cientistas que estuda as mudanças climáticas no planeta, publicou um recente estudo na revista Environmental Research Letters onde diz que, se nada for feito referente ao aquecimento global a curto, médio e longo prazo, cidades costeiras espalhadas pelo mundo sofrerão consequências gravíssimas com o aumento do nível dos oceanos. Santos e Guarujá, por exemplo, fazem parte delas.

O intuito da publicação não é causar pânico na população, mas sim conscientizar as pessoas e autoridades de que o fenômeno do aquecimento global, ao contrário do que dizem os negacionistas, está acontecendo e já tem alterado o clima em diversos pontos do mundo, com frios fora de época e recordes de calor em lugares que, antes, não registravam temperaturas tão altas.

A organização cita que, em um cenário onde nenhuma medida venha a ser tomada, a temperatura na Terra aumentará até 4º, o que fará com que cerca de 1 bilhão de pessoas - 15% da população mundial - precise deixar suas casas devido as inundações. Todas que residem em cidades costeiras, como é o caso da nossa Região.

Não é preciso dizer se isso ocorrerá daqui a 50, 200 ou 500 anos, por exemplo. Porém, o aumento do nível do mar já é uma realidade e medidas de preservação do planeta precisam ser urgentemente aplicadas.

É esperar para ver o que vai acontecer ou é melhor fazermos algo, todos, desde já?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

 

 

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter