X

Cotidiano

Novo caso de ebola na Nigéria deixa país em alerta

A Organização Mundial da Saúde anunciou que a doença matou mais de 1.900 pessoas na África Ocidental

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/09/2014 às 18:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um médico infectado com ebola no sul da Nigéria expôs dezenas de pessoas ao vírus ao continuar tratando pacientes antes de morrer alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira. A OMS anunciou que a doença matou mais de 1.900 pessoas na África Ocidental.

O médico continuou atendendo pacientes após perceber sintomas da doença e até operou duas pessoas. "Antes de ser hospitalizado, ele teve diversos contatos com a comunidade, como parentes e amigos que o visitaram em casa", afirmou a OMS. "Durante o período de seis semanas em que esteve internado, ele foi tratado pela maioria da equipe do hospital", completou a organização. O comunicado da OMS não especificou se a equipe médica usou luvas e outros equipamentos de proteção no tratamento.

Autoridades nigerianas acreditavam que o ebola estava contido no país mais populoso da África depois que um viajante infectado na Libéria levou a doença para Lagos, cidade no sudoeste da Nigéria. Porém um homem que teve contato com esse doente fugiu da vigilância e foi para o porto de Harcourt, onde provocou novos casos. O homem que infectou o médico foi encontrado após uma busca de quatro dias e está se recuperando.

O médico e um paciente morreram em Harcourt e a viúva e a filha do médico estão infectadas. Cerca de 60 outras pessoas estão sob vigilância após terem tido contato de "alto risco" ou "risco muito alto" com o médico infectado, informou a OMS. Mais de 140 outras pessoas estão sendo monitoradas.

"Dadas as múltiplas chances de exposição de alto risco, os casos de ebola no porto de Harcourt têm o potencial de crescer e se espalhar mais rapidamente do que em Lagos", alertou a OMS.

O ministro da Saúde nigeriano disse que não há motivo para as pessoas entrarem em pânico na região. Já a OMS teme que a agitação entre civis e o medo público do ebola possa causar uma crise, dizendo que "escoltas militares são necessárias para ações em centros de isolamento e tratamento".

O surto da doença na Nigéria estava limitado em comparação à Libéria, Serra Leoa e Guiné, onde houve centenas de vítimas. Autoridades nigerianas afirmaram que sete pessoas morreram no país, incluindo cinco mortes em Lagos e as duas recentes em Harcourt.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter