X

O lixo recolhido foi pesado e triado para separação dos recicláveis / Fernando Yokota

Cerca de 350 pessoas se encontraram hoje pela manhã na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em Santos, para celebrar o Clean Up Day – Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.

Munidos com sacos de lixo e amor pelo planeta, o grupo seguiu pela areia até o Canal 6 retirando da praia tudo o que não deveria estar lá.

Ao fim da ação, em frente ao Aquário, o lixo recolhido foi pesado e triado para separação dos recicláveis. No total, mais de 95 kg de resíduos foram tirados das praias.

Em Santos, o mutirão foi organizado pelo Instituto Mar Azul, responsável pela organização do evento desde 2012. O diretor da entidade, Hailton Santos, explicou que o objetivo da campanha vai além da limpeza.

"É importante conscientizar as pessoas sobre a importância de descartar o lixo corretamente e cuidar do meio ambiente porque os animais marinhos acabam se alimentando, principalmente, de plástico e muitos acabam morrendo", explica ele.

Maykon Clemente e Pedro Trasmonte, criadores da Morphos Ambiental, participaram do evento e contaram que na última sexta-feira, durante um passeio pela praia no fim do dia, ficaram abismados com a quantidade de lixo na areia.

"É um absurdo o jeito como algumas pessoas tratam a praia. É só parar para observar o tanto de lixo jogado na areia no fim de um dia de sol", declara Maykon.

Pódio da sujeira. Segundo o diretor do Instituto Mar Azul, o tipo de lixo encontrado em maior quantidade na ação de hoje foram bitucas de cigarro, seguido por plásticos diversos e canudinhos. Isopor também tem sido encontrado em demasia.

"Antigamente, a gente comia milho no sabugo, agora comemos em pratinhos de isopor. Quando o milho acaba, muita gente coloca o potinho vazio debaixo da cadeira, mas como ele é leve acaba voando e fica por isso mesmo. Outra coisa que já reparei é que algumas pessoas passam o tempo na praia picotando esse isopor e esses pedacinhos acabam se espalhando mais ainda por aí", explica Hailton.

Voluntários. Além de voluntários, fizeram parte do mutirão de limpeza estudantes das universidades da região, a Brasil Terminal Portuário (BTP) e a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), os Meninos da Vila, Morphos Ambiental, três grupos de escoteiros da cidade, ongs ambientais, Projeto Mantas do Brasil e Lar das Moças Cegas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) apoiou a ação.

Funcionários da Sabesp também estiveram presentes fornecendo água limpa para as equipes e lembrando da importância dela para a vida no planeta.

Domingo também terá mutirão

Neste domingo a ação de limpeza de Rios e Praias continua. Desta vez o Instituto EcoFaxina fará a ação voluntária no manguezal. O grupo fornecerá transporte gratuito com saída às 8 horas da rua Dr. Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos.

Em Bertioga, voluntários do Greenpeace farão a limpeza das praias da Orla (centro), Itaguaré, Guaratuba e Boracéia e dos rios Jaguareguava, Itapanhau, Itaguaré e Guaratuba. O ponto de encontro será no Restaurante Vila das Ostras, na Praia de Itaguaré, às 10h30.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter