O lixo recolhido foi pesado e triado para separação dos recicláveis / Fernando Yokota
Continua depois da publicidade
Cerca de 350 pessoas se encontraram hoje pela manhã na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em Santos, para celebrar o Clean Up Day – Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.
Munidos com sacos de lixo e amor pelo planeta, o grupo seguiu pela areia até o Canal 6 retirando da praia tudo o que não deveria estar lá.
Continua depois da publicidade
Ao fim da ação, em frente ao Aquário, o lixo recolhido foi pesado e triado para separação dos recicláveis. No total, mais de 95 kg de resíduos foram tirados das praias.
Em Santos, o mutirão foi organizado pelo Instituto Mar Azul, responsável pela organização do evento desde 2012. O diretor da entidade, Hailton Santos, explicou que o objetivo da campanha vai além da limpeza.
Continua depois da publicidade
"É importante conscientizar as pessoas sobre a importância de descartar o lixo corretamente e cuidar do meio ambiente porque os animais marinhos acabam se alimentando, principalmente, de plástico e muitos acabam morrendo", explica ele.
Maykon Clemente e Pedro Trasmonte, criadores da Morphos Ambiental, participaram do evento e contaram que na última sexta-feira, durante um passeio pela praia no fim do dia, ficaram abismados com a quantidade de lixo na areia.
"É um absurdo o jeito como algumas pessoas tratam a praia. É só parar para observar o tanto de lixo jogado na areia no fim de um dia de sol", declara Maykon.
Continua depois da publicidade
Pódio da sujeira. Segundo o diretor do Instituto Mar Azul, o tipo de lixo encontrado em maior quantidade na ação de hoje foram bitucas de cigarro, seguido por plásticos diversos e canudinhos. Isopor também tem sido encontrado em demasia.
"Antigamente, a gente comia milho no sabugo, agora comemos em pratinhos de isopor. Quando o milho acaba, muita gente coloca o potinho vazio debaixo da cadeira, mas como ele é leve acaba voando e fica por isso mesmo. Outra coisa que já reparei é que algumas pessoas passam o tempo na praia picotando esse isopor e esses pedacinhos acabam se espalhando mais ainda por aí", explica Hailton.
Voluntários. Além de voluntários, fizeram parte do mutirão de limpeza estudantes das universidades da região, a Brasil Terminal Portuário (BTP) e a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), os Meninos da Vila, Morphos Ambiental, três grupos de escoteiros da cidade, ongs ambientais, Projeto Mantas do Brasil e Lar das Moças Cegas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) apoiou a ação.
Continua depois da publicidade
Funcionários da Sabesp também estiveram presentes fornecendo água limpa para as equipes e lembrando da importância dela para a vida no planeta.
Domingo também terá mutirão
Neste domingo a ação de limpeza de Rios e Praias continua. Desta vez o Instituto EcoFaxina fará a ação voluntária no manguezal. O grupo fornecerá transporte gratuito com saída às 8 horas da rua Dr. Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos.
Continua depois da publicidade
Em Bertioga, voluntários do Greenpeace farão a limpeza das praias da Orla (centro), Itaguaré, Guaratuba e Boracéia e dos rios Jaguareguava, Itapanhau, Itaguaré e Guaratuba. O ponto de encontro será no Restaurante Vila das Ostras, na Praia de Itaguaré, às 10h30.