X

Cotidiano

Município Verde Azul: Bertioga é a melhor posicionada

Cidade mantém a liderança, na Baixada Santista, no ranking da Secretaria do Meio Ambiente.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/01/2013 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bertioga continua liderando o ranking das cidades da Baixada Santista com melhor desempenho no Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O objetivo da iniciativa é descentralizar a política ambiental, buscando um ganho de eficiência na gestão ambiental.

Comparando os dados de 2012 com os de 2011, dos oito municípios da região que aderiram à iniciativa - apenas Peruíbe ficou de fora -, quatro melhoraram suas notas. E outros quatro pioraram seus desempenhos.

Além de Bertioga, melhoraram as notas: Guarujá (sai da 311ª posição para a 198ª posição), Cubatão (da 408ª para a 282ª) e Itanhaém (deixou a 380ª posição para receber a pré-certificação, ficando entre os municípios da 120ª e 121ª posição). Apresentaram no ano passado desempenho inferior a 2011 as cidades de Santos (estava na 69ª posição e ficou na 100ª), Mongaguá (estava na 200ª posição e foi para 321ª posição), Praia Grande (era a 230ª colocada e foi para 331ª posição) e São Vicente (estava na 235ª posição e caiu para 367ª colocação).

Bertioga melhorou seu desempenho no Programa Município Verde Azul porque aumentou sua pontuação (Foto: Luiz Torres/DL)

Além de continuar liderando a lista, Bertioga melhorou sua pontuação. Em 2011, estava na 56ª posição, com nota de 86,96. No ano passado, a cidade subiu para a 37ª posição, atingindo nota de 89,79.

As dez diretrizes do Programa Município Verde Azul são: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da Mata Ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

*Itanhaém deixou a 380ª colocação para receber a pré-certificação em 2012

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

Santos

Obras do VLT interditam ruas do Centro do Santos; veja o que muda e rotas

Como elas irão passar por pavimentação, a circulação de veículos ficará bloqueada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter