Cotidiano

Município Verde Azul: Bertioga é a melhor posicionada

Cidade mantém a liderança, na Baixada Santista, no ranking da Secretaria do Meio Ambiente.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/01/2013 às 12:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Bertioga continua liderando o ranking das cidades da Baixada Santista com melhor desempenho no Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O objetivo da iniciativa é descentralizar a política ambiental, buscando um ganho de eficiência na gestão ambiental.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Comparando os dados de 2012 com os de 2011, dos oito municípios da região que aderiram à iniciativa - apenas Peruíbe ficou de fora -, quatro melhoraram suas notas. E outros quatro pioraram seus desempenhos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nosso planeta: Como você está contribuindo com ele?

• Falta d’água: Prefeitura de Bertioga cobra soluções da Sabesp

• Indústria gera 250 empregos na Baixada em agosto

Além de Bertioga, melhoraram as notas: Guarujá (sai da 311ª posição para a 198ª posição), Cubatão (da 408ª para a 282ª) e Itanhaém (deixou a 380ª posição para receber a pré-certificação, ficando entre os municípios da 120ª e 121ª posição). Apresentaram no ano passado desempenho inferior a 2011 as cidades de Santos (estava na 69ª posição e ficou na 100ª), Mongaguá (estava na 200ª posição e foi para 321ª posição), Praia Grande (era a 230ª colocada e foi para 331ª posição) e São Vicente (estava na 235ª posição e caiu para 367ª colocação).

Bertioga melhorou seu desempenho no Programa Município Verde Azul porque aumentou sua pontuação (Foto: Luiz Torres/DL)

Continua depois da publicidade

Além de continuar liderando a lista, Bertioga melhorou sua pontuação. Em 2011, estava na 56ª posição, com nota de 86,96. No ano passado, a cidade subiu para a 37ª posição, atingindo nota de 89,79.

As dez diretrizes do Programa Município Verde Azul são: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da Mata Ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

*Itanhaém deixou a 380ª colocação para receber a pré-certificação em 2012

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software