X

Cotidiano

Mortalidade infantil na Baixada Santista é tema de debate em Santos

No domingo haverá palestras na tenda da APM na Praia do Gonzaga sobre Zika, gestação e outros temas

Da Reportagem

Publicado em 07/04/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A IX Jornada de Ginecologia e Obstetrícia discute o tema para fortalecer profissionais, assistência e gestão / Rodrigo Montaldi/DL

A Baixada Santista possui a maior taxa de mortalidade infantil do Estado de São Paulo, segundo dados divulgados em outubro do ano passado pela Fundação Seade e Secretaria de Estado da Saúde. Com intuito de discutir o tema e buscar alternativas para amenizar o problema, é realizado desde ontem em Santos, no Mendes Plaza Hotel, a IX Jornada de Ginecologia e Obstetrícia. O evento segue até domingo e reúne autoridades e profissionais da área. No domingo a programação será dedicada às mulheres.

Em 2016, conforme os dados divulgados das nove cidades da região, para cada mil nascidos vivos, 14,6 óbitos ocorriam em crianças com menos de um ano. Este número é 36,4% maior do que a média estadual, que é de 10,7 óbitos para cada mil nascidos vivos.

Segundo o presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), Francisco Lázaro Pereira de Souza, o evento é importante porque discute não só questões de políticas públicas, mas a melhoria no atendimento prestado nos atendimentos, além de esclarecer sobre as causas da mortalidade infantil.  

“A morte materna é aquela onde a mulher morre por causas relacionadas ao parto ou aborto. A morte neonatal é a morte do bebê até 28 dias após o nascimento. Essas duas situações são muito ligadas ao tipo de atendimento que a mulher recebe neste momento não só em questão de vaga, mas quanto tempo ela levou para ser atendida e também tudo que ela traz do ponto de vista do pré-natal, além da condição da saúde da gestante”, explica Lázaro.

Hoje e amanhã, o encontro é realizado no Mendes Plaza Hotel na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 42, no Gonzaga, em Santos. Já no domingo, a partir das 9h haverá uma ação social na Tenda da APM, localizada na Praia do Gonzaga (próximo ao canal 3).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter