X

Cotidiano

Mesmo sem casos, Vigilância Epidemiológica de Cubatão está atenta ao sarampo

Unidades de saúde orientam população sobre calendário de vacinas

Da Reportagem

Publicado em 29/03/2019 às 20:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As vacinas SCR e tetraviral são oferecidas em 14 unidades de Saúde do município / Agência Brasil

Ainda que Cubatão não apresente casos de sarampo, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) da cidade está atento à doença devido ao surto no navio MSC Seaview, atracado no Porto de Santos entre o final de fevereiro e início de março. Mesmo sem recomendação de intensificação de vacinação, o SVE vem atuando junto às unidades para que os profissionais orientem os munícipes sobre o calendário vacinal.

 Todas a população acima de 1 ano de idade deve esta vacinada. Conforme o calendário estadual, a primeira dose, SCR (sarampo, caxumba, rubéola), deve ser tomada aos 12 meses de idade, seguida pela tetraviral (SCR+Varicela) aos 15 meses. As pessoas até 29 anos devem ter duas doses de SCR registradas na carteira de vacinação. Os indivíduos de 30 a 59 anos devem ter uma dose registrada. Profissionais de Saúde (independente da faixa etária) devem ter duas doses registradas.

As vacinas SCR e tetraviral são oferecidas em 14 unidades de Saúde do município. Confira a lista em: http://www.cubatao.sp.gov.br/secretaria/15-secretaria-de-saude/214-febre-amarela/.

Mesmo sem casos na cidade, o informe para as unidades destaca a importância de se fazer, em caso de aparecimento de sintomas (febre, manchas vermelhas, tosse, coriza e conjuntivite), uma notificação imediata para o SVE e orientação para a pessoa com suspeita de sarampo permanecer em isolamento social durante 7 dias após o aparecimento das manchas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter