X

Cotidiano

Mesmo sem casos, Vigilância Epidemiológica de Cubatão está atenta ao sarampo

Unidades de saúde orientam população sobre calendário de vacinas

Da Reportagem

Publicado em 29/03/2019 às 20:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As vacinas SCR e tetraviral são oferecidas em 14 unidades de Saúde do município / Agência Brasil

Ainda que Cubatão não apresente casos de sarampo, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) da cidade está atento à doença devido ao surto no navio MSC Seaview, atracado no Porto de Santos entre o final de fevereiro e início de março. Mesmo sem recomendação de intensificação de vacinação, o SVE vem atuando junto às unidades para que os profissionais orientem os munícipes sobre o calendário vacinal.

 Todas a população acima de 1 ano de idade deve esta vacinada. Conforme o calendário estadual, a primeira dose, SCR (sarampo, caxumba, rubéola), deve ser tomada aos 12 meses de idade, seguida pela tetraviral (SCR+Varicela) aos 15 meses. As pessoas até 29 anos devem ter duas doses de SCR registradas na carteira de vacinação. Os indivíduos de 30 a 59 anos devem ter uma dose registrada. Profissionais de Saúde (independente da faixa etária) devem ter duas doses registradas.

As vacinas SCR e tetraviral são oferecidas em 14 unidades de Saúde do município. Confira a lista em: http://www.cubatao.sp.gov.br/secretaria/15-secretaria-de-saude/214-febre-amarela/.

Mesmo sem casos na cidade, o informe para as unidades destaca a importância de se fazer, em caso de aparecimento de sintomas (febre, manchas vermelhas, tosse, coriza e conjuntivite), uma notificação imediata para o SVE e orientação para a pessoa com suspeita de sarampo permanecer em isolamento social durante 7 dias após o aparecimento das manchas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Oficinas de empreendedorismo para mulheres acontece nesta quinta (9), em SV

'Ela pode' acontece na sede do projeto 'Bora lá', no Tancredo

Bertioga

Avenida Bruno Covas ficará interditada até o dia 10, em Bertioga

Cronograma de execução das obras pode sofrer alterações devido às condições climáticas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter