X

Cotidiano

Mau estado de conservação de parques da região preocupa moradores

A maioria dos brinquedos está corroída por ferrugem, há parafusos soltos e gangorras com os pegadores frouxos

Vanessa Pimentel

Publicado em 20/03/2019 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O piso do parque do Canto do Forte foi trocado por um emborrachado, mas já está se soltando / Nair Bueno/DL

O mau estado de conservação dos parquinhos infantis instalados nas praias da região tem preocupado usuários. Em Santos, os brinquedos da praia do Canal 1 estão tomados pela ferrugem, um dos balanços está enrolado no outro, o que impede o seu uso, e há gangorras sem pegador. O que mais preocupa são os parafusos soltos e corroídos que seguram os balanços. A falta de drenagem adequada também pode ser notada em alguns pontos com água suja e empoçada na areia.

Em São Vicente, o playground da praia do Itararé tem os mesmos problemas de corrosão nas partes onde há metais. Quanto à iluminação, apenas um poste funciona, já que o outro está quebrado. Parte da fiação está presa nas árvores. As gangorras têm pegadores, mas estão frouxos.

O parquinho em forma de navio de pirata, no Canto do Forte, em Praia Grande, está sem escorregador há mais de 20 dias, segundo munícipes. O morador Julian Ribeiro diz que notou uma trinca no brinquedo, fez fotos e postou uma reclamação na internet. Dias depois o brinquedo foi removido para reparo, mas até o momento não voltou.

Ainda segundo ele, o piso antigo foi trocado por um emborrachado, como recomendam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas em alguns pontos já está se soltando e formando pequenos buracos onde as crianças tropeçam.

Acidentes

Nos últimos dez anos, 37 crianças morreram e quase 5 mil ficaram internadas por causa de acidentes em parquinhos do país.

Em 2013, uma criança de quatro anos teve parte de um dos dedos da mão direita amputado após se machucar em um parafuso solto de um escorregador, em Ourinhos (SP).

Por isso, na hora brincadeira, os responsáveis devem ficar alerta às condições do parque.

Respostas

A Reportagem questionou as prefeituras para saber como e com que frequência é realizada a manutenção dos brinquedos.

Santos informou que está realizando vistoria em todos os equipamentos da orla e iniciará a manutenção do que estiver quebrado. Em relação ao playground no canal 1, disse que foi feita a lubrificação dos balanços e que mesmo com ferrugem, os brinquedos são seguros.

São Vicente disse que enviará equipe ao local para verificar as condições e realizar os reparos necessários. Sobre o poste, informou que uma nova iluminação começou a ser instalada na praia do Itararé.

Praia Grande também enviará uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos ao parque do Canto do Forte para execução dos reparos necessários.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter