Mascote vai incentivar a vacinação contra o sarampo e a poliomielite em Santos

O evento foi realizado nesta quarta (1º) no salão nobre do Paço, numa parceria entre a Prefeitura de Santos e o Rotary Club – Distrito 4420

Comentar
Compartilhar
01 AGO 2018Por Da Reportagem20h40
A imunização é voltada para crianças de um ano (12 meses) a menores de cinco anosA imunização é voltada para crianças de um ano (12 meses) a menores de cinco anosFoto: Divulgação/PMS

Com boné, chinelo de dedo, bermuda e camisa estilizada com o símbolo da mureta dos canais, a mascote da vacinação contra o sarampo e a poliomielite levou seu jeitão descontraído e carismático para o lançamento da campanha santista. O evento foi realizado nesta quarta (1º) no salão nobre do Paço, numa parceria entre a Prefeitura de Santos e o Rotary Club – Distrito 4420.

A imunização voltada para crianças de um ano (12 meses) a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) começará no próximo sábado (4) em 17 policlínicas das cinco regiões da Cidade, com atendimento das 9h às 16h.

O personagem foi criado numa parceria entre as secretarias de Saúde e Comunicação para estimular a adesão do público infantil e será batizado em concurso envolvendo alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Educação.

O aluno vencedor será divulgado na próxima semana e ganhará uma bicicleta doada pelo Rotary. Mesmo sem nome ainda, a mascote irá circular no sábado em carro do corpo de Bombeiros pelas vias públicas e postos de saúde.

"Neste sábado, primeiro Dia D da campanha, e durante todo o mês de agosto, os santistas de um a cinco anos estão convocados aos postos de saúde para ficarem protegidos", destacou o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, agradecendo a mobilização dos servidores municipais e o apoio dos 11 clubes rotários de Santos para conscientizar os santistas sobre a importância da vacinação.

O vice-prefeito Sandoval Soares ressaltou que o sarampo voltou a ser um risco à saúde pública com os casos importados da Venezuela, país que vive surto da doença desde 2017. "O sarampo irá se alastrando pelo Brasil se a gente não tomar os cuidados devidos".

Já o governador do Distrito 4420 do Rotary Club, Carlos Torci, lembrou que a instituição se mobiliza em mais de 200 países para combater a proliferação da poliomielite (paralisia infantil) e que a doença ainda circula de forma endêmica no Afeganistão e no Paquistão. "O mundo só ficará livre da doença se não houver mais casos em nenhum país".

Campanha

A campanha seguirá até 31 de agosto de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas mesmas 17 unidades do Dia D (abaixo).

Um segundo dia D está previsto para ocorrer no dia 18 de agosto. Em Santos, de acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, a meta é imunizar 16 mil crianças de um ano a menores de cinco anos, mesmo aquelas que já tomaram as doses das vacinas anteriormente.

Confira os postos deste Dia D (sábado):

Zona Noroeste

Alemoa e Chico de Paula- Praça Guilherme Délius s/nº, Alemoa
Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº
São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge
Castelo- Rua Francisco de Barros Melo, 184 -
São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/n°

Orla/Intermediária

Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1.728
Embaré - Praça Coronel Fernando Prestes s/nº
José Menino / Pompeia - Avenida Floriano Peixoto, 201
Ponta da Praia - Praça 1º de Maio s/nº

Morros

São Bento - Rua das Pedras s/nº

Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº

Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115

Valongo - Rua Profª. Maria Neusa Cunha s/nº, Saboó

Centro/Área Continental

Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 514, Encruzilhada

Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias

Vila Matias - Rua Xavier Pinheiro, 284, Vila Mathias

Caruara – Rua Andrade Soares, 800