X

Cotidiano

Mais de 11 mil alertas foram enviados pela Defesa Civil em 2023

Desse montante, 72,91% foram sobre chuvas intensas principalmente nos estados de SP, RJ e MG; saiba como receber

Da Reportagem

Publicado em 24/03/2024 às 12:32

Atualizado em 01/04/2024 às 11:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Defesa Civil emite alerta de possíveis desastres para a população / Divulgação/Defesa Civil

Em 2023, a população brasileira recebeu mais de 11,3 mil mensagens do governo via WhatsApp sobre riscos de desastres em suas regiões. Desse montante, 72,91% foram sobre chuvas intensas – principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Além desses, houve alertas de inundações, deslizamentos, ondas de calor e frio, epidemias, incêndios florestais, dentre outros. Os avisos para a sociedade, bem como os números do balanço de 2023, são do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Robbu e a Meta.

No mundo, o ano passado foi o mais quente já registrado, ficando em média 1,48°C acima do nível pré-industrial, muito perto de 1,5ºC, o que é considerado entre muitas convenções climáticas como o "limite seguro". A conclusão é do observatório europeu Copernicus.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No Brasil, além de lidar com as secas nas regiões Norte e com o forte calor no restante do País, houve também o problema das chuvas com a chegada do verão. Só a cidade de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou o mês mais chuvoso da história em outubro de 2023 – acumulando 307 milímetros de chuva antes dos 30 dias.

Tragédia em deslizamento fez Guarujá adotar sistemas de alerta

Para 2024, especialistas do clima avaliam que pelo provável retorno do fenômeno La Niña (que causa a diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico), a expectativa é que o segundo semestre do ano seja marcado por chuvas intensas no Norte e Nordeste, e calor e secas no Sul.

“Essas constantes mudanças climáticas afetam diretamente a vida da população, que corre o risco de perder patrimônio com as chuvas intensas, de sofrer com a saúde e bem-estar no calor e na baixa umidade do ar. Por isso, a importância de os cidadãos estarem conscientes do que está acontecendo ao redor, sabendo dos riscos e das formas de se proteger ganha força. É justamente isso que o nosso projeto com a Defesa Civil Nacional e a Meta prevê”, avalia o diretor de negócios da Robbu, Francisco Dabus.

Além de comunicar sobre o risco de desastres, o chatbot desenvolvido pelas empresas em conjunto com o MDR também avisa sobre colapsos ambientais, como foi o caso de Maceió (AL), em que houve o afundamento do solo.

Harvard revela que gasto público com desastres naturais subiu 784% em 42 anos

Em 2023, a região com o maior números de pessoas cadastradas para receber os alertas foi o Sudeste (62,13%), seguido pelo Sul (25,71%) e Norte (5,75%). Tendo em vista o cenário climático previsto para 2024, Dabus reforça a importância de a população se cadastrar no projeto para evitar acidentes.

Como funciona?

O chatbot é gratuito e dispara alertas via WhatsApp para todas as regiões do País que apresentarem algum risco de desastres. A pessoa pode cadastrar mais de uma localização para monitoramento, assim, mesmo quando estiver em viagem ou em outra localidade, ele fica ciente da situação onde for importante.

No WhatsApp – é possível cadastrar o número 61 2034-4611.

“Essa é uma forma de a população se proteger e de evitar ao máximo danos ao patrimônio e riscos de vida. O cadastro é um processo simples, leva apenas alguns segundos e traz diversos benefícios, como recomendações e ações emergenciais para a população em situação de risco”, diz Dabus, da Robbu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter