Jovens de 18 anos devem se alistar até 30 de junho em Itanhaém

Garotos nascidos em 1996 devem comparecer à Junta Militar, que fica na Avenida Harry Forssell, 1.505, no Jardim Sabaúna

Comentar
Compartilhar
20 MAR 201415h56

Em Itanhaém, os jovens nascidos no ano de 1996 já podem fazer o alistamento militar, obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completarem 18 anos de idade. Os adolescentes devem se dirigir, até o dia 30 de junho, à Junta Militar, localizada no Centro do Cidadão, anexo ao Terminal Rodoviário, que fica na Avenida Harry Forssell, 1.505, no Jardim Sabaúna.

Para realizar a inscrição, é preciso apresentar a via original e uma cópia dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência; declaração escolar referente ao ano de 2013 e duas fotos 3X4 recentes.

Também podem se inscrever aqueles que atingiram a maioridade em anos anteriores, mas nunca se alistaram ou não completaram todo o processo, como o juramento à bandeira nacional, por exemplo. Nesses casos é necessário o pagamento de multa no valor de R$ 2,40. Esse também é o valor que deve ser pago para o jovem adquirir o certificado de dispensa de corporação definitivo.

A Junta Militar atende de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 15h45. Para informações, entrar em contato pelo telefone (13) 3426-3320.

Em Itanhaém, os jovens nascidos no ano de 1996 já podem fazer o alistamento militar (Foto: Divulgação)

Obrigação

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Todos os brasileiros do sexo masculino são obrigados a realizar o Alistamento Militar no ano em que completarem 18 anos de idade. Os jovens que não se alistarem no prazo previsto são considerados refratários, terão dificuldades em obter outros documentos pessoais necessários, além de pagarem multa.