Cotidiano

Jornada Pedagógica: palestras oferecem diversidade em temas a professores

Cerca de 2 mil docentes participaram da 14ª edição do período de capacitação

Da Reportagem

Publicado em 20/02/2024 às 10:11

Compartilhe:

Durante as  capacitações, foram abordados temas como a influência da inteligência  artificial nas escolas, como trabalhar o racismo em sala de aula e o  cuidado socioemocional / Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Secretaria de Educação (Seduc) promoveu a 14ª edição da Jornada  Pedagógica. Dentro da programação, além das oficinas, os cerca de 2  mil professores puderam assistir a cinco palestras. Os encontros  ocorreram na quinta e sexta-feira (15 e 16), no Palácio das Artes  (PDA) e no Auditório Jornalista Roberto Marinho. Durante as  capacitações, foram abordados temas como a influência da inteligência  artificial nas escolas, como trabalhar o racismo em sala de aula e o  cuidado socioemocional.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


As três palestras no Palácio das Artes (PDA) abriram a programação na  quinta-feira (15). A palestrante Elisandra Pereira foi a primeira ao  trabalhar a temática “A Influência da Construção Social Racista no  Trabalho Docente: Refletir para Desconstruir”. Na sequência, Claudio  Morato abordou o assunto “Tenho um Aluno com Deficiência: E Agora?”.  Por fim, Ari Brito conversou com os professores sobre “Os Avanços da  Neurociência na Educação”.

No dia seguinte, sexta-feira (16), foi a vez do Auditório Roberto  Marinho receber as palestras. Além de Ari Brito que encerrou a  programação conversando sobre a temática “Os Avanços da Neurociência  na Educação”, os docentes assistiram a outros dois momentos. Primeiro,  os especialistas de tecnologias educacionais, Jucineia de Oliveira,  Guilherme Marques e Paulo Henrique abordaram o assunto “A Inteligência  Artificial em Tudo e Todo Lugar”. Em seguida, Andrezza Andreotti e  Ronaldo Christofoletti falaram sobre “Escola Azul: Um Oceano de  Educação e Transformação”.

A rotina de capacitação com palestras e oficinas é uma novidade para o  professor de língua portuguesa Anderson Chioro Vieira. Na edição deste  ano, foi a primeira vez que o docente, que atua na EM Vereador Felipe  Avelino de Moraes, participa da Jornada Pedagógica. “É um momento de  autoavaliação e que dá oportunidade de renovarmos nossos  conhecimentos. O professor precisa sempre estar atualizado e pelo que  vi até aqui, a Jornada (Pedagógica) permite isso”.

Também professora de língua portuguesa Gisele Fernandes atua na EM  Profª. Maria Nilza da Silva Romão. A docente também destacou a  importância da Jornada Pedagógica para os profissionais da rede. “Todo  ano que participo, a gente sempre sai mais motivado. Funciona como um  refresh, pois modernizamos o nosso conhecimento. A cada ano, os temas  estão cada vez mais atualizados, o que faz com que saíamos sempre  motivados a implementar os novos conhecimentos na rotina de sala de  aula”.

Novidades – Essa busca por temas atuais é sempre uma preocupação da  Secretaria de Educação. A pasta tem como objetivo deixar os  profissionais antenados e municiar os docentes para que utilizem o  conhecimento com os alunos ao longo do ano. “A Jornada Pedagógica tem  por finalidade atualizar, capacitar a nossa rede de docentes. Fazer  com que estejam antenados e, ao mesmo tempo, permitir a troca de  experiências”, enfatizou a secretária de Educação, a professora Cida  Cubilia.

“Este ano, fechamos o ciclo do nosso Plano Trienal de Recuperação de  Aprendizagem. Iniciamos esse processo em 2022, quando voltamos da  pandemia. E, nestes dois anos, já foi possível ver a evolução dos  nossos alunos neste resgate educacional”, completou Cida Cubilia.  “Agora, colheremos os frutos de tudo que fizemos. O resultado do nosso  trabalho, pois, por vezes, foi mais fácil recuperar o déficit de  aprendizagem do que lidar com o lado socioemocional da sociedade”.

Para a secretária de Educação, as palestras são mais uma das  ferramentas que a pasta municipal utiliza para capacitar os docentes.  “Em 2006, quando voltei a atuar na rede, os assuntos que predominavam  eram diretamente ligados a rotina de trabalho do professor. Este ano,  ao analisar os assuntos das palestras, vemos temas que estão  diretamente relacionados a cuidar dos profissionais que atuam nas  nossas salas de aulas. Para fortalecer a cada um de vocês que lidam  diariamente com o nosso bem mais precioso, os alunos”.

Zelo – O cuidado com os cerca de 2 mil professores que atuam na rede  não ficou apenas na seleção das palestras. Responsável pela  organização do evento, a Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento  adotou algumas modificações na Jornada Pedagógica deste ano. “Ao  término da edição passada, em avaliação realizada junto com os  docentes, algumas questões foram apontadas e colocamos em prática em  2024”, ressaltou José Amaro de Mendonça Junior.

Um dos pontos destacados foi a oferta de oficinas e palestras no  período intermediário, ou seja, dentro do horário que estariam em sala  de aula. Até o ano passado, os profissionais que lecionavam neste  momento precisavam escolher entre período da manhã ou da tarde. “Isso  impactava com a rotina deles. Muitos dobram em outras redes, seja  estado ou privado, ou mesmo em outras cidades e precisavam pedir  dispensas ou folga abonada para participar da Jornada. Então, esse  ano, buscamos ajustar”, afirmou o diretor da Coordenadoria.

Outro ponto diz respeito a escolha das oficinas. Quando o professor  selecionava aquela que mais interessava, a segunda vinha atrelada. Em  2024, o docente pode escolher os dois períodos de capacitação. “Junto  a isso, nós também direcionamos as oficinas de acordo com o segmento e  dividimos os públicos nas escolas. Ou seja, as oficinas de projetos  ligados a Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Fundamental ficaram  em um polo. Já as propostas pedagógicas do 6º ao 9º, Complementação  Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) direcionamos para  outro. Isso facilitou a busca por interesse da temática”, destacou  Junior.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter