X

Cotidiano

Índia: ministro nega que país esteja à beira de crise energética

Entre junho e agosto, a geração por estações a carvão ficou cerca de 21% acima do observado em igual período do ano passado, disse o ministro

Publicado em 07/09/2014 às 13:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro da Energia da Índia, Piyush Goyal, negou neste domingo que o país esteja à beira de uma crise de energia elétrica, embora muitas das usinas domésticas estejam funcionando com baixo estoque de carvão.

Goyal disse a jornalistas que as usinas estão enfrentando escassez de carvão, porque estão produzindo mais eletricidade para compensar a irregularidade nas chuvas de monções, que tem prejudicado a geração de energia por usinas hidrelétricas.

Entre junho e agosto, a geração por estações a carvão ficou cerca de 21% acima do observado em igual período do ano passado, disse o ministro. Mas a produção nacional e a importação de carvão não acompanharam, o que fez as plantas esvaziarem estoques.

"Você há de convir que, quando se produz 20% a mais de energia ao passo que o fornecimento aumenta apenas 5% ou 6%, os estoques estão destinados a cair", assinalou. Segundo ele, chuvas mais fortes e uma melhor gestão da oferta de carvão ajudarão a trazer os estoques de volta ao normal.

Índia: ministro nega que país esteja à beira de crise energética (Foto: AP)

Das 100 usinas a carvão do país, 55 tinham estoques para menos de uma semana até 4 de setembro. Dessas, 28 tinham estoques para menos de quatro dias. Desde 2008, as plantas do país tiveram estoques de carvão para, em média, 10 dias no início de cada mês

Goyal disse neste domingo que o governo pretende acelerar licenças ambientais para novos projetos de carvão e energia, comprar novos vagões de trem para transportar mais carvão e reformular o sistema de governo que determina quais minas podem abastecer quais unidades. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter