X

Cotidiano

Inaugurado acesso ao Porto de Guarujá

Via de 600 m de extensão será integrada à Perimetral. A ação fez parte das comemorações do Dia do Padroeiro Santo Amaro, comemorado ontem

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/01/2015 às 10:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Às 11h30 de ontem, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), cortou a fita inaugural do acesso provisório ao Porto de Guarujá. O equipamento visa melhorar a circulação de caminhões que se dirigem a esses terminais localizados à Margem Esquerda do Porto de Santos. O novo acesso, que liga a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Avenida Santos Dumont, fica ao lado das empresas Dow Química e Fassina. A ação fez parte das comemorações do Dia do Padroeiro Santo Amaro, comemorado ontem.

Construído em dois terrenos particulares, alugados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), junto ao grupo multinacional Dow Química e ao grupo brasileiro Fassina, o novo acesso teve faixa de desaceleração construída pela Ecovias, o que gera maior velocidade nas operações de embarque e desembarque.

A via tem 600 metros de comprimento e 25 de largura. Ela será integrada à segunda fase da Avenida Perimetral e pretende reduzir em 40% a movimentação de caminhões na Rua Idalino Pinez, conhecida como Rua do Adubo. Quando estiver concluída a segunda fase da Perimetral, o sistema viário desarticulará a necessidade de acessar o Porto pela Rua do Adubo, que voltará a ser uma via exclusivamente municipal, com tráfego local.

“Essa via é fundamental ao Porto. Ela vai melhorar o fluxo de caminhões e promover mais segurança à população. É uma obra de todas as esferas de governo e das empresas portuárias. No futuro, teremos um viaduto que evitará que caminhões tenham contato com carros de passeio. Será um complemento do complexo viário já existente e se alinhará à fase 2 da Perimetral”, disse.    

Maria Antonieta corta faixa junto com autoridades portuárias (Foto: Luiz Torres/DL)

Perimetral Fase 2

A Fase 2 da Perimetral terá quatro quilômetros de pistas e duas pontes, sendo uma estaiada e outra convencional, que deverá ter o projeto-executivo concluído até abril deste ano. A obra está orçada em R$ 300 milhões, valor previsto na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Todas as proposições de solução de traçado e de obras necessárias foram aprovadas em reuniões técnicas entre a Prefeitura de Guarujá e a Codesp.

Na Avenida Santos Dumont, para segregar o tráfego urbano do portuário, a Codesp optou por construir uma ponte. Ela terá 990 metros de comprimento e quatro faixas. Será usada somente por veículos de passeio, atendendo ao fluxo urbano. A obra terá início nas proximidades do terminal da Dow Química e fim sobre o Rio Santo Amaro. A ponte que já existe no local será demolida para a construção de uma nova.

Os caminhões que saem e vão para São Paulo e os que vêm de Guarujá para o Porto entrarão pelas alças na ponte estaiada, que será construída na Via Conêgo Domênico Rangoni. A estimativa é de que esteja concluída em 12 meses, a partir do início das obras. Somente após sua entrega, terá início a remodelação da Avenida Santos Dumont e a construção da outra ponte sobre o Rio Santo Amaro, esta de uso exclusivamente urbano, com previsão de entrega para 2018.

Guarujá, além de sua vocação turística, tem na sua área portuária uma grande fonte de emprego e renda. Os terminais instalados em Vicente de Carvalho são responsáveis por mais de 60% da movimentação de cargas e valores do Porto de Santos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter