X

Cotidiano

No Dia de Santo Amaro, Maria Antonieta quer qualidade de vida

A prefeita de Guarujá pede sabedoria e discernimento ao padroeiro para governar Cidade. Feriado contará com apresentações de três bandas de música gospel

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/01/2015 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Qualidade de vida para os habitantes de Guarujá, sabedoria e discernimento para governar. Esses são os desejos da prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) a Santo Amaro, padroeiro da Cidade, celebrado no dia de hoje.

“Que consigamos corresponder às expectativas dos munícipes conseguindo colocar em ordem nossa Cidade, modernizá-la, torná-la eficiente e garantir investimentos, obras necessárias em todas as áreas que tragam qualidade de vida à população. É o que eu peço a Santo Amaro”, disse a prefeita.

Para celebrar a data, haverá procissões em homenagem ao santo, além de shows de música Gospel. Já na sexta-feira, um grupo folclórico de Póvoa de Varzim, de Portugal, fará apresentações na Igreja Matriz, às 20h, e na Praça das Bandeiras, às 21h30.

Maria Antonieta valorizou a história de Santo Amaro, que foi um monge discípulo de São Bento. “Foi um santo que teve uma grande disciplina e confiança nos ensinamentos do seu mestre, e acima de tudo, uma grande fé. Não foram as dificuldades que o impediram de realizar a missão que seu mestre designou. Vejo que ter Santo Amaro como padroeiro da nossa Cidade, juntamente com Nossa Senhora de Fátima, é especial. Ter a ilha batizada com o nome desse santo representa uma terra perseverante, uma Cidade que não tem receio de enfrentar os seus problemas, mas tem a fé na conquista”.

Obras para a Cidade

A prefeita destacou diversas obras de infraestrutura que estão sendo realizadas no Município. “Iniciamos o ano com muitas obras em execução e outras sendo entregues. Temos a entrega do trecho do acesso provisório ao Porto, que reduzirá em 30% o volume de caminhões na Rua do Adubo, a entrega da pavimentação no Maré Mansa, início de obras nas ruas do entorno do estádio municipal. Há uma série de obras de iluminação na orla, na Avenida Puglisi, com intervenções na Adhemar de Barros, na Avenida Oswaldo Cruz. Fora a construção de unidades escolares, novos quiosques na Enseada para remoção dos quiosques da areia, obras de drenagem em bairros. Tem bastante coisa em curso”, falou Maria Antonieta, que busca a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para a reabertura do Teatro Procópio Ferreira.

Apesar do cenário econômico desfavorável para o Brasil, Maria Antonieta acredita que Guarujá terá um ano próspero. “Sabemos que o prognóstico para o ano é de dificuldade financeira em todos os níveis e que teremos dificuldades, mas, a exemplo de Santo Amaro, temos a confiança que vamos superar os obstáculos apresentados e servir melhor a população”.

Prefeita quer recuperar sentimento do munícipe de orgulho pela Cidade (Foto: Matheus Tagé/DL)

Com mais dois anos de governo, a prefeita espera deixar o sentimento de orgulho pela Cidade como legado para a população guarujaense. “Quero deixar plantada essa semente. A Cidade só cresce quando as pessoas se orgulham dela. O resgate da autoestima é a minha constante busca até o final do mantado, isso em todas as ações que eu estiver fazendo”.

Confira a programação do Dia de Santo Amaro

A Prefeitura de Guarujá preparou uma programação para comemorar o Dia de Santo Amaro, padroeiro da Cidade. A primeira será realizada às 10 horas, com a entrega do novo acesso do Porto de Guarujá, entre a Rodovia Cônego Domenico Rangoni e a Avenida Santos Dumont. A obra visa desafogar o tráfego de caminhões às empresas portuárias.

Às 13 horas tem início a Ação de Cidadania no bairro, com feira de livros e atrações musicais da Banda Marcial e Balé Municipal. Às 15 horas será realizada a entrega da revitalização da Avenida Luis Custódio do Vale, Avenida 1, Rua Ébanos e Rua 1. As vias receberam guias, sarjeta, asfalto, rede de drenagem e sinalização de solo.

As atividades religiosas começam às 18 horas, com procissão, seguida de missa, na Matriz de Guarujá. No mesmo horário, haverá procissão, seguida de missa, na Comunidade Santo Amaro, no Jardim Conceiçãozinha.
Na sequência serão realizados os shows de música gospel no estacionamento do ginásio Marivaldo Fernandes, o Guaibê. A festa começa às 20 horas, e terá apresentações das bandas “Vaso Novo”, “Luz do Mundo” e “Vida Reluz”, que será a principal atração da noite.

Vale lembrar que durante todo dia de Santo Amaro, a passagem de ônibus será gratuita. A medida é fruto de um decreto da prefeita Maria Antonieta de Brito, de janeiro de 2010.

A programação segue na sexta-feira, com apresentações do Grupo Folclórico de Povoa de Varzim, de Portugal, às 20 horas, na Praça da Matriz, e às 21h30, na Praça das Bandeiras. Na próxima segunda-feira, às 10 horas, tem início as obras de revitalização do entorno do estádio municipal Antonio Fernandes.

Já no dia 21, às 15 horas, serão entregues a nova instalação do Centro de Cidadania I, que está funcionando na Vila Maia. Ainda na área de serviços, a comunidade da Prainha Branca receberá, no dia 24 de janeiro, a partir das 10 horas, uma Ação de Cidadania, com visita de consultório médico dentro da sede da associação de moradores do bairro e da reforma da escola, que atende uma classe municipal e outra estadual.

A programação encerra no dia 26, às 10 horas, quando a Farmácia do Cidadão do Jardim dos Pássaros receberá o nome do farmacêutico e ex-vereador Jayro Graciola. A cerimônia contará com o ato simbólico de descerramento de placa. Graciola faleceu aos 72 anos, em 2013, por causa de complicações de diabetes. Ele foi eleito vereador de Guarujá por três vezes, sendo presidente da Câmara no biênio 1993/1994.

Quem foi Santo Amaro?

Nascido em Roma, na Itália, Amaro foi o primeiro discípulo de São Bento. Foi oferecido ao mosteiro pelos pais como um jovem rapaz a ser trazido para a vida monástica. Tornou-se beneditino com apenas 12 anos. Vários milagres são atribuídos a Santo Amaro, como a cura de enfermos, de um mudo paralítico e de um cego de nascença chamado Heraldo. O Padroeiro de Guarujá faleceu em 15 de janeiro de 565, aos 72 anos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter