X

Cotidiano

Havaianos se preparam para erupção de vulcão Kilauea

A localidade de Leilani Estates é uma das mais afetadas até agora, com a lava que escorre da escarpa oeste do vulcão destruindo propriedades e bloqueando estradas.

Folhapress

Publicado em 12/05/2018 às 16:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Defesa Civil de Havaí, maior ilha do estado americano de mesmo nome, pediu aos moradores do distrito de Puna que estejam preparados para deixar suas casas, conforme a lava expelida pelo vulcão Kilauea avança.

A localidade de Leilani Estates é uma das mais afetadas até agora, com a lava que escorre da escarpa oeste do vulcão destruindo propriedades e bloqueando estradas.

Nesta sexta (11), o Serviço Geológico americano alertou os moradores sobre o risco de explosão da cratera Halema'uma'u. O assoalho rochoso do local cedeu no começo desta semana e, caso o nível do magma baixe muito, fazendo com que água entre pela caldeira, é esperada chuva de cinzas, além do risco de explosão pelo acúmulo de vapores, no pior dos cenários.

O Parque Nacional dos Vulcões, onde fica o Kilauea, foi fechado nesta quinta (10).

A atividade vulcânica não é uma novidade no cotidiano da Big Island, como é chamada a ilha Havaí, a maior do estado.

Dos cinco vulcões do condado, três são ativos. O Hualalai é considerado inativo desde sua última erupção, no século 19, assim como o Mauna Kea, o maior da ilha, com 4.207 m.

O Kilauea é considerado um dos mais ativos do mundo e ameaça a ilha de tempos em tempos, bem como o Mauna Loa, também em atividade. O vulcão submarino Loihi, cujo topo se encontra a 975 m do nível do mar, completa a lista.

Conviver com tantas ameaças exige do estado um sistema eficiente de alertas. Os moradores são avisados diariamente via SMS sobre riscos na região onde vivem.

Conforme as fissuras provocadas pela atividade sísmica -já são 15- continuam a expelir gás sulfídrico na atmosfera, a previsão do tempo informa sobre a possibilidade de chuva ácida. A ilha ativou o alerta laranja, um antes do vermelho, quando a erupção ocorre.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça 10 cidades onde você pode viver com até R$ 7.700 pelo mundo

O relatório também considerou amenidades como o acesso à internet de alta velocidade e oportunidades de networking

Praia Grande

Atendimento em UPA termina em confusão em Praia Grande; VÍDEO

Origem da confusão se da pela falta de médicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter