X

Cotidiano

Guarujá participa do I Festival da Amizade de Cajati por meio de associação cultural

Os integrantes do grupo Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi se apresentam no festival nos dias 17 e 18

Publicado em 16/05/2014 às 11:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Associação Folclórica do Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi representa o Município no I Festival da Amizade de Cajati, que acontece neste final de semana, no Centro de Eventos da cidade do Vale do Ribeiro. Os artistas guarujaenses farão duas apresentações de dança, colaborando com o encontro entre diversas comunidades do Vale, São Paulo e Curitiba.

No primeiro dia de programação (17), o grupo fará a apresentação do Reisado Mirim. A coreografia musical envolve uma dança realizada por jovens, com o objetivo de homenagear o grande nome do reisado brasileiro, Zacarias de Matos. Já no domingo (18), os integrantes do grupo apresentarão aos representantes do Festival a dança Bumba Meu Boi, elaborada pelo Reisado Sergipano.

Segundo o mestre do grupo cultural, Edmilson Mendes, a participação no Festival é uma grande conquista. “Nós fomos indicados pela comissão do evento, isso significa que o nosso objetivo de levar cultura às pessoas está atingindo grandes resultados. Estamos ensaiando e vamos apresentar o melhor para nos destacar na programação”, disse.

(Foto: Divulgação/PMG)

O grupo - Oficializada em junho de 2007, a Associação Folclórica do Reisado Sergipano de Guarujá foi fundada pela família do falecido Mestre Zacarias. A principal característica é a manifestação cultural e religiosa por meio das músicas e danças, de caráter social por meio das oficinas e viagens culturais. As manifestações acontecem nas apresentações públicas, onde o Grupo Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá e o Reisado Mirim Mestre Zacarias de Matos (criado pela Associação por meio de suas oficinas em homenagem a memória do Mestre Zacarias de Matos), exibem as atividades artísticas com louvores ao Menino Jesus, onde mantém as suas características de raiz.

O festival - Com o tema “Unidos por uma Cultura de Paz”, o evento cultural faz parte das comemorações do 22º Aniversário da cidade de Cajati, no Vale do Ribeira. A festividade terá diversas atrações culturais, como apresentações de grupos de música e dança folclóricas, bandas e fanfarras, espaços para culinária e artesanato tradicionais da região, arranchamento indígena, espaço cigano, rancho e outras atrações, contando com a participação de grupos de Cajati, de municípios do Vale do Ribeira e das Cidades de São Paulo e Curitiba.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter