X

Cotidiano

Guarujá lança Projeto 'Natal EsPETacular'

A idéia é o reaproveitamento de garrafas pets, que serão utilizadas na decoração de Natal do Município

Da Reportagem

Publicado em 26/10/2018 às 19:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O projeto trabalha com o reaproveitamento de garrafas pets / Divulgação/PMG

O espírito Natalino já toma conta de Guarujá. Na última quarta-feira (24), o Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município, realizou a abertura do 'Natal EsPETacular". O projeto trabalha com o reaproveitamento de garrafas pets, que serão utilizadas na decoração de Natal da Cidade.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo (Fussesp), Lúcia França, participou da cerimônia que aconteceu na sede do FSS de Guarujá, e contou com a presença do prefeito Válter Suman; da primeira dama e presidente do Fundo Social, Edna Suman e do vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer, Renato Pietropaolo, além de secretários municipais, representantes do Legislativo e convidados.

"Esse ano queremos fazer uma decoração de Natal ainda mais bonita. Nossas voluntárias estão preparando com carinho arranjos maiores e iluminados. Sabemos que esta festa não é só para nós e sim para Jesus", declarou Edna Suman, ressaltando ainda que a intenção é enfeitar a Avenida Leomil (Centro) e a Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras.

O prefeito Válter Suman falou sobre a importância do trabalho realizado pelo Fundo Social na Cidade, que vem amenizando o sofrimento de muitas famílias carentes. "Aqui se respira solidariedade, amor e comprometimento. O Fundo Social dá atenção a 80 entidades e já distribuiu mais de 150 toneladas de alimentos. Estamos presenciando mais um trabalho fantástico, que dá vida ao inanimado, através de muito profissionalismo e amor", afirmou.

O projeto é realizado no Município por meio de convênio com o Fundo Social do Estado de São Paulo. Segundo Lúcia França, o Natal EsPETacular surgiu da sua paixão pela educação ambiental. Uma garrafa pet demora em média de 350 anos para se decompor.  "Só o Guarujá já arrecadou seis mil garrafas. Se guardássemos todas elas já teria valido a pena. Mas fomos além, transformando em enfeites. Por isso firmamos um convênio e capacitamos as prefeituras para colocar esse projeto em prática", revelou.

Homenagens

Durante a cerimônia, a professora Esmeralda Cirilo, declamou o poema "Guarujá, Declaração de Amor", do já falecido professor, José Montani, esposo da artesã. Já a voluntária do projeto, Sandra Augusto falou sobre a influência do artesanato na sua vida. "Quando meu esposo faleceu, minha médica pediu para que eu fizesse alguma atividade e foi aqui no Fundo que minha vida ganhou um novo sentido; já participei de diversas oficinas. Amo tudo que o Fundo Social realiza", elogiou.

O pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, André Torres abençoou o projeto. A surpresa da noite foi a exposição de Natal montada na tenda de eventos - uma prévia do que os munícipes irão ver nas ruas em breve. Diversos arranjos iluminados e bonecos de neve davam o clima natalino.

Projeto

Lançado este ano, a projeto trabalha com o reaproveitamento de garrafas pet, que serão utilizadas na decoração de Natal do Município. No Guarujá, o convênio foi assinado em junho, durante a formatura do Projeto Padaria Artesanal.

Os munícipes podem colaborar doando as pets vazias e limpas nos postos de arrecadação: escolas municipais, Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs) e na sede do FSS, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Oficinas

Quem quiser participar como voluntário das oficinas de confecção deve comparecer de segunda a sexta-feira, na sede do Fundo Social, das 13h30 às 16h30. Informações pelo telefone (13) 3386-8820, com a professora Catarina.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PARLAMENTAR

Pré-Candidato à Câmara prevê distribuição cannabis medicinal até o fim de 2024

Luiz Felipe Silva Albino, o Lipe Albino, também é vereador suplente e foi autor da lei que instituiu medicamento à base de Canabidiol na rede municipal de saúde de Santos

ACERVO

Em três semanas, Expo Museu do Porto já recebeu visitantes de 12 países

Mostra é uma viagem no tempo por meio de peças emblemáticas, como timões, bússolas, escafandros e outras relíquias do maior porto da América Latina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter