X

Cotidiano

Guarujá está entre os 20 municípios do País a integrar programa nacional de educação infantil

Projeto do Banco Santander escolheu 20 municípios do País para formar novas políticas públicas com foco na educação infantil de qualidade

Publicado em 09/03/2015 às 18:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá integra um grupo de 20 municípios de todo o País, participantes do programa “Educação Infantil”, promovido pelo Banco Santander, em parceria com o Instituto Avisa Lá e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), para receber capacitações sobre políticas públicas com foco na educação infantil.

Na quarta-feira (18), a Secretária de Educação de Guarujá, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) Sudeste, conselheira Estadual da Educação, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, estará presente na solenidade de início do Projeto “Educação Infantil”, em São Paulo.

Na ocasião, todos os outros secretários municipais das cidades selecionadas participarão. No mesmo dia, haverá o I Seminário Presencial Pedagógico e de Gestão para a Saúde. No Projeto, representarão a Prefeitura: a coordenadora de pré-escola, Regina Lúcia Rodrigues, a coordenadora dos Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs), Edna da Silva Costa e o coordenador do Programa Saúde na Escola, Marcos Eduardo dos Santos.

Para a secretária é uma satisfação para o Município participar deste Projeto. “Ter sido selecionado entre os 20 municípios do País demonstra que Guarujá vem se destacando nas práticas educacionais que efetivamente contribuem para melhoria do ensino aprendizado do aluno.”

Seleção e conteúdos abordados – Na primeira fase da seleção, a Cidade cumpriu todos os requisitos necessários para a seleção: número de habitantes entre 30 e 300 mil; existência do conselho municipal e / ou estadual de educação; obter no mínimo uma unidade de educação Pro-infância (Guarujá tem a primeira unidade da Baixada Santista, no Jardim progresso, inaugurada em 2012); e apresentar condições tecnológicas para o desenvolvimento do trabalho na plataforma de Educação a Distância (EAD).

Na etapa posterior, o Instituto Avisa Lá visitou a Cidade em janeiro, a fim conhecer o plano municipal de educação (instituido em 2010, antes do plano Nacional de educação) e verificar a infraestrutura de algumas unidades, como os NEIMs.

A partir de agora, Guarujá vai compor o grupo de municípios capacitados para propor e construir políticas públicas voltadas para reforçar o ensino infantil do Município durante três anos. A capacitação é oferecida para dois representantes da área pedagógica e um da área médica das secretarias de educação das cidades participantes, e é dividida em dois eixos: o trabalho pedagógico educacional para a educação infantil; e um bom modelo de projeto de formação.

Dentre os assuntos abordados estão “atividades e brincadeiras” e “saúde e bem estar”, além da elaboração de programas e projetos com foco no ensino de qualidade. Com isso, a Prefeitura passará estes conhecimentos para todos os gestores de unidades de educação infantil da rede.

Segundo a diretora de Educação Infantil da Prefeitura, Renata Coghe, o projeto é de grande importância para dar continuidade ao investimento em formação da rede de ensino Infantil da Cidade. “Esta colaboração junto do Instituto Avisa Lá e o MEC, são referências valorosas para a educação infantil e favorecem o fortalecimento das diretrizes curriculares do Município, visto que ela pretende discutir a política nacional e as diretrizes curriculares nacionais para o seguimento”, explica a diretora.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter