Guarujá está entre os 20 municípios do País a integrar programa nacional de educação infantil

Projeto do Banco Santander escolheu 20 municípios do País para formar novas políticas públicas com foco na educação infantil de qualidade

Comentar
Compartilhar
09 MAR 201518h09

Guarujá integra um grupo de 20 municípios de todo o País, participantes do programa “Educação Infantil”, promovido pelo Banco Santander, em parceria com o Instituto Avisa Lá e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), para receber capacitações sobre políticas públicas com foco na educação infantil.

Na quarta-feira (18), a Secretária de Educação de Guarujá, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) Sudeste, conselheira Estadual da Educação, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, estará presente na solenidade de início do Projeto “Educação Infantil”, em São Paulo.

Na ocasião, todos os outros secretários municipais das cidades selecionadas participarão. No mesmo dia, haverá o I Seminário Presencial Pedagógico e de Gestão para a Saúde. No Projeto, representarão a Prefeitura: a coordenadora de pré-escola, Regina Lúcia Rodrigues, a coordenadora dos Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs), Edna da Silva Costa e o coordenador do Programa Saúde na Escola, Marcos Eduardo dos Santos.

Para a secretária é uma satisfação para o Município participar deste Projeto. “Ter sido selecionado entre os 20 municípios do País demonstra que Guarujá vem se destacando nas práticas educacionais que efetivamente contribuem para melhoria do ensino aprendizado do aluno.”

Seleção e conteúdos abordados – Na primeira fase da seleção, a Cidade cumpriu todos os requisitos necessários para a seleção: número de habitantes entre 30 e 300 mil; existência do conselho municipal e / ou estadual de educação; obter no mínimo uma unidade de educação Pro-infância (Guarujá tem a primeira unidade da Baixada Santista, no Jardim progresso, inaugurada em 2012); e apresentar condições tecnológicas para o desenvolvimento do trabalho na plataforma de Educação a Distância (EAD).

Na etapa posterior, o Instituto Avisa Lá visitou a Cidade em janeiro, a fim conhecer o plano municipal de educação (instituido em 2010, antes do plano Nacional de educação) e verificar a infraestrutura de algumas unidades, como os NEIMs.

A partir de agora, Guarujá vai compor o grupo de municípios capacitados para propor e construir políticas públicas voltadas para reforçar o ensino infantil do Município durante três anos. A capacitação é oferecida para dois representantes da área pedagógica e um da área médica das secretarias de educação das cidades participantes, e é dividida em dois eixos: o trabalho pedagógico educacional para a educação infantil; e um bom modelo de projeto de formação.

Dentre os assuntos abordados estão “atividades e brincadeiras” e “saúde e bem estar”, além da elaboração de programas e projetos com foco no ensino de qualidade. Com isso, a Prefeitura passará estes conhecimentos para todos os gestores de unidades de educação infantil da rede.

Segundo a diretora de Educação Infantil da Prefeitura, Renata Coghe, o projeto é de grande importância para dar continuidade ao investimento em formação da rede de ensino Infantil da Cidade. “Esta colaboração junto do Instituto Avisa Lá e o MEC, são referências valorosas para a educação infantil e favorecem o fortalecimento das diretrizes curriculares do Município, visto que ela pretende discutir a política nacional e as diretrizes curriculares nacionais para o seguimento”, explica a diretora.