X

Cotidiano

Guarda Costeira mantém índice de acidentes no mar zerado em Praia Grande

Grupamento está inclusive com horário de expediente ampliado

Da Reportagem

Publicado em 02/01/2019 às 21:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Equipes estão trabalhando com uma hora a mais de expediente / Divulgação/PMPG

Garantir uma “convivência” segura e tranquila entre banhistas, lanchas, motoaquáticas, barcos de passeio e pranchas de vários tipos é uma das principais atribuições da Guarda Costeira de Praia Grande. Graças ao trabalho do grupamento, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), a Cidade consegue manter zerado o índice de acidentes marítimos.

O movimento é tão intenso que desde o início de dezembro as equipes estão trabalhando com uma hora a mais de expediente: das 7 às 20 horas, já que com o horário de verão as praias ficam lotadas até mais tarde.

Um dos diferenciais da atuação da Guarda Costeira de Praia Grande, de acordo com o inspetor do grupamento, Delfo Monsalvo, está na delimitação da área de entrada das embarcações esportivas e também das atividades náuticas comerciais, como aluguel de pranchas de stand up e passeios de banana boat. “Essas medidas dão mais segurança a quem frequenta nossas praias. Tanto os proprietários de embarcações e motoaquáticas e os banhistas já sabem como funciona e aprovam a delimitação”.

O trabalho é voltado principalmente à prevenção e a fiscalização constante, tanto por terra quanto por mar. Isso acaba afastando os proprietários de embarcações que não se enquadram nas regras. Dessa forma, as praias da Cidade acabaram se tornando muito procuradas por quem quer segurança no mar. Ainda assim, o inspetor aproveita para lembrar algumas dicas importantes que os proprietários de embarcações devem observar antes de navegar:

- checar o estado de conservação e funcionamento da embarcação;
- checar se está portando todos os documentos originais exigidos: documento com foto do condutor; habilitação do condutor correspondente à categoria da embarcação; documento com o título de inscrição da embarcação. Além disso, o número de inscrição tem que estar visível nas duas laterais da embarcação;
- checar os equipamentos de segurança: coletes homologados pela Marinha; chave sempre atada ao pulso;
- antes de colocar a embarcação no mar, checar as condições do clima e navegabilidade e fazer um plano de navegação.

Por fim, o inspetor observa que a entrada de embarcações esportivas no Município deve ser feita obrigatoriamente pela base da Guarda Costeira, localizada na praia do Canto do Forte, próximo à Praça Duque de Caxias. Não há qualquer outra entrada permitida. Embarcações que forem flagradas entrando em área marítima fora da entrada legal são multadas e as que entram pela área regulamentada têm documentação e equipamentos de segurança obrigatórios checados, e seus proprietários são orientados sobre as peculiaridades de navegação no Município.

Praia Grande foi a primeira cidade da Baixada Santista a exercer oficialmente a função de fiscalizar a área marítima da Cidade, graças a um convênio firmado pelo grupamento de Guarda Costeira com a Marinha do Brasil no ano 2000.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça 10 cidades onde você pode viver com até R$ 7.700 pelo mundo

O relatório também considerou amenidades como o acesso à internet de alta velocidade e oportunidades de networking

Praia Grande

Atendimento em UPA termina em confusão em Praia Grande; VÍDEO

Origem da confusão se da pela falta de médicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter