Grupo de capoeira de Guarujá realiza festival no sábado (6)

Promovido pelo Centro Educacional Cristão de Capoeira Maranata, o 3ªGinga Guarujá terá lugar na Igreja Batista Jardim Primavera

Comentar
Compartilhar
03 SET 201416h44

Com a finalidade de difundir a capoeira e promover a cultura no Guarujá, o Centro Educacional Cristão de Capoeira Maranata (CECC Maranata) realiza, neste sábado (6), o festival de capoeira 3º Ginga Guarujá. O evento acontece na Igreja Batista Jardim Primavera (Rua das Magnólias nº 178 – Jardim Primavera) das 19 às 23 horas e tem o poio da Prefeitura.

Serão realizados batizados e trocas de cordas, seguido da festa de confraternização. Será comemorado, também, o primeiro aniversário do grupo organizador e os quatro anos do Projeto EduCapoeira na Cidade. A expectativa dos organizadores é reunir, entre participantes e espectadores, 150 pessoas.

Dentre os atrativos do festival está o batizado dos novatos, momento destacado pela organizadora do evento Veruska Gerlach Compiani Ramos. “É a cerimônia que o aluno iniciante joga com um formado, de preferência um mestre, que lhe estreia na roda e lhe entrega a primeira graduação”. A partir da introdução do aluno, que recebe seu “nome de guerra” na cerimônia, apelido pelo qual será conhecido na capoeira, ele se torna apto a participar de uma roda oficial.

Veruska ressalta também a finalidade do CEEC Maranata. “Temos como objetivo principal evangelizar e louvar a Deus através da difusão da Capoeira como cultura, esporte, luta e lazer”. O evento tem apoio da equipe de capoeira Bumba meu Boi de Guarujá, que recebe subvenção da Prefeitura.

Além da sede da equipe (Rua Joel Nascimento dos Santos s/nº – Jardim Primavera), a equipe CECC Maranata ministra suas aulas na igreja que receberá o 3º Ginga Guarujá e, para crianças de 3 e 4 anos de idade, no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) José Antônio Ferranti (Av. Tancredo Neves, nº 262 – Cachoeira).