X

Cotidiano

Gibiteca de Santos tem ampla programação neste domingo

Haverá bate-papo sobre quadrinhos, abertura da mostra Guerras Calazanistas, exibição de filme comemorativo ao equipamento e homenagens

Da Reportagem

Publicado em 16/12/2017 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Programação comemorativa continua neste domingo (17) / Divulgação

A programação comemorativa aos 25 anos da Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, na orla do Boqueirão) continua neste domingo (17).

Entre 10h30 e 19h, haverá bate-papo sobre quadrinhos, abertura da mostra Guerras Calazanistas, exibição de filme comemorativo ao equipamento e homenagens ao jornalista/cartunista Marcel Rodrigues Paes e a Dona Vilma, mãe do desenhista.

Marcel Rodrigues Paes nasceu em 16 de agosto de 1966 e faleceu em 30 de novembro de 1992, com 26 anos. Cursou Jornalismo na UniSantos. Em 1988, começou a trabalhar no jornal A Tribuna, onde iniciou, em 1991, um trabalho pioneiro no litoral paulista: uma coluna sobre HQ publicada às quartas-feiras.

A Gibiteca Municipal de Santos nasceu a partir da doação do acervo de Marcel, como disse o coordenador de eventos do local, Fábio Tatsubô. Atualmente, abriga mais de 32 mil publicações como mangás, fanzines, graphic novels e gibis.

Também oferece oficinas de desenho e recebe exposições de artistas da região e de outros municípios, estados e países, além de realizar eventos e debates sobre o universo das HQs e do mundo geek.

Desde de 2015, realiza o projeto Baú da Gibiteca, ação de incentivo à leitura que leva, em média, 250 quadrinhos de diversos gêneros a escolas e instituições localizadas em bairros onde há pouca oferta de leitura.

Em janeiro do ano passado, o equipamento venceu a categoria de Contribuição ao Quadrinho Nacional na 32ª edição do Troféu Ângelo Agostini, premiação concedida pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC).

Confira a programação completa deste domingo (17):

10h30 às 12h – Bate-papo Conhecendo a Gibiteca (infantil)

A atividade voltada às crianças em idade de alfabetização, com o objetivo de apresentar os gibis e incentivar a leitura. Depois desenham uma curta história em quadrinhos, interagindo e contando sobre a história que leram, mas com um final diferente.

13h – Abertura da exposição Guerras Calazanistas

13h30 – Homenagem a Marcel Rodrigues Paes: com o Flávio Calazans

14h – Bate-papo e tarde de autógrafos com Flávio Calazans (Guerras Calazanistas), Marcos Venceslau (Inquietude), Clayton InLoco (Teia Escarlate) e Gazy Andraus (Homo Eternus)

15h – Bate-papo Jornalismo em Quadrinhos, com Carolina Ito, Alexandre Barbosa (o Bar) e Osvaldo DaCosta

16h – Vantagens de ser independente, com Victor Freudt, Bispo, Larissa Palmieri e Daniel Esteves

17h – Painel Evolução, reboots e mudanças no mercado de quadrinhos de super-heróis com os filmes e séries, com Gabi Franco e Emílio Baraçal

18h – Apresentação do vídeo em homenagem à Gibiteca

18h15 – Apresentação do relatório de atividades de 2017

18h30 – Homenagem a Dona Vilma, mãe de Marcel, e doação de uma carta do jornalista Celso Menezes

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter