X

Cotidiano

Fundações de obra contra enchentes na Zona Noroeste de Santos terminam na próxima semana

São 121 estacas-raiz que entram no solo por meio de rotação, sem provocar danos ao redor, para compor o fundo do reservatório

Da Reportagem

Publicado em 07/08/2022 às 12:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação/PMS

Os últimos elementos que compõem as fundações da estação elevatória 7, em área de mangue no final da Av. Haroldo de Camargo, estão quase prontos. Trata-se da parte mais complexa da obra. São 121 estacas-raiz que entram no solo por meio de rotação, sem provocar danos ao redor, para compor o fundo do reservatório. Desse total, faltam apenas quatro, serviço que deve ser finalizado até a próxima terça-feira (9).

Paralelamente, estão sendo cravadas as estacas prancha, que servem para reter a terra e evitar acidentes enquanto é executada a escavação do canal de deságue. O canal, as comportas e a estação elevatória integram o sistema contra enchentes que começará a funcionar em janeiro do próximo ano.

A entrega da estação foi antecipada de 24 para 18 meses, devido à implantação de novos processos na metodologia construtiva, e entrará em funcionamento em janeiro de 2023. 
Na obra do programa Santos Novos Tempos são investidos R$ 38 milhões, entre recursos do orçamento municipal e empréstimo do FGTS (Programa Avançar Cidades), supervisionado pela Caixa Econômica Federal.

Sistema vai beneficiar a Zona Noroeste de Santos e São Vicente

O sistema vai conter alagamentos com chuva forte ou fraca, associada à maré alta ou baixa, beneficiando principalmente os bairros Castelo e Areia Branca, além de parte do Jardim Guassu, em São Vicente. O mecanismo foi projetado para trabalhar com armazenamento das águas pluviais em reservatório correspondente a três piscinas olímpicas.

A retirada das águas retidas no reservatório será feita por meio de três bombas com capacidade para sugar o correspondente a até seis caixas d’água de mil litros por segundo. Com mecanismo associado ao uso de comporta, todo esse volume de água será lançado de forma gradual no Rio dos Bugres, para desaguar no canal do Estuário.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter