Festa de Iemanjá acontece neste domingo (9) em São Vicente

Evento terá concentração na Praça Tom Jobim, às 15h30, e procissão no Gonzaguinha

Comentar
Compartilhar
07 FEV 201415h25

A Associação do Candomblé do Estado de São Paulo - Arcesp - promove no próximo domingo (9), na Praia do Gonzaguinha, a festa "Presente de Iemanjá em São Vicente - União para Prosperidade". Esta é a nona edição do evento, que pelo segundo ano consecutivo tem apoio da Secretaria da Cultura, e é aberto a seguidores e simpatizantes da Umbanda e Candomblé e à população em geral.

Segundo o presidente da Arcesp, Pai Valter Alves de Oliveira, a festa é mais uma oportunidade para a entidade manter viva a história da África e dos afrobrasileiros. "Este projeto pretende servir para saudar e exaltar à Orixá ou Entidade de Religião de Matriz Africana e Afrobrasileira conhecida como Iemanjá, trazendo a domínio público os ritos e rituais que envolvem o reconhecimento desta cultura", explica Pai Valter.

Programação

A partir das 15h30 haverá concentração junto à Praça Tom Jobim, seguindo-se período de louvações, cânticos e rituais tradicionais até às 17h30; a partir daí será formada procissão no calçadão da Avenida Embaixador Pedro de Toledo, em direção ao popular pier do Marrocos. Finalmente, às 18h30, haverá a saída das embarcações que farão a entrega das oferendas públicas, referentes ao Presente de Iemanjá nas águas do mar.

A Arcesp promove no próximo domingo (9) a festa