X

Cotidiano

Festa da Tainha começa no primeiro final de semana de julho, em Bertioga

A expectativa é que nesta edição 10 toneladas de tainha sejam consumidas, por um público de mais de 20 mil pessoas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/06/2014 às 20:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bertioga já iniciou os preparativos para a 37ª edição da Festa da Tainha, que começa no próximo mês e será realizada na Praça de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins e Forte São João. A expectativa é que nesta edição 10 toneladas de tainha sejam consumidas, por um público de mais de 20 mil pessoas.

O evento, que conta com apoio da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, vai acontecer sempre nos finais de semana (sexta, sábado e domingo), a partir do dia 04 de julho e prossegue até o dia 03 de agosto.

De acordo com o Lions, o prato será servido de duas formas: tainha assada na brasa, preparada com o peixe inteiro, ou espalmada, feita com o peixe aberto. Ambas pesam 1,5 kg em média e servem até três pessoas adultas. Os demais acompanhamentos, como arroz, farofa, pão e vinagrete são disponibilizados por meio do sistema self-service, no qual o visitante pode se servir à vontade.

De acordo com Marco Antônio Iglesias, tesoureiro do Lions Clube, a exemplo do ano passado, além da compra do convite, a dinheiro, serão aceitos cartões de crédito. No valor do convite não estão incluídas as bebidas, como vinhos nacionais e importados, cerveja e refrigerantes, que serão vendidos à parte. Na compra de uma garrafa de vinho, o visitante recebe uma caneca alusiva à festa.

No local também haverá, como em todos os anos, estandes para venda de fritas e doces, que serão explorados pelo próprio Lions Clube. O total arrecadado na festa será revertido a ações sociais para entidades beneficentes, atendendo à vocação do Lions, que é servir ao próximo.

Bertioga já iniciou os preparativos para a 37ª edição da Festa da Tainha (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Bertioga é responsável pela montagem de toda a estrutura sob coordenação da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos. A Secretaria de Turismo também participa do evento com um estande, onde o visitante pode obter informações sobre a Cidade, por meio de folders e panfletos com os atrativos turísticos de Bertioga, além do Fundo Social de Solidariedade do Município que também contará com um estande para exposição de trabalhos artesanais desenvolvidos na unidade por meio de cursos e oficinas.

Segundo Iglesias, a Festa da Tainha é um dos principais eventos gastronômicos realizados na Cidade e a cada ano vem atraindo milhares de visitantes. “No ano passado foram consumidas 8,2 toneladas de tainha. A expectativa este ano é chegar a 10 toneladas”, ressalta.

Por conta desse sucesso crescente, o prefeito Mauro Orlandini, acredita que neste ano a festa irá movimentar bastante o mês de julho na Cidade. “Creio que teremos uma movimentação grande de turistas nesse período de inverno. É um evento gastronômico, já consolidado, e que vem atraindo, a cada edição, pessoas de diversas regiões do Estado. Com toda certeza será um sucesso, a exemplo de anos anteriores”, comemora Orlandini.

A festa acontece às sextas-feiras, com jantar, a partir das 20 horas; aos sábados, almoço e jantar, a partir das 12 horas, e aos domingos, somente almoço. A Praça de Eventos está localizada na Avenida Thomé de Souza, ao lado do Forte São João – Praia da Enseada (Centro).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter