X

Cotidiano

Estudo revela que Covid-19 está em ascensão na Baixada Santista

Velocidade de disseminação da infecção na Baixada é mais acelerada do que em todos os estudos semelhantes no mundo

Da Reportagem

Publicado em 30/06/2020 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estudo aponta que a pandemia do novo coronavírus ainda está em ascensão entre os quase 2 milhões de moradores da Baixada / Divulgação/PMS

Um levantamento desenvolvido na região metropolitana da Baixada Santista reuniu dados sobre a incidência do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo o estudo, mais de 120 mil pessoas podem ter tido contato com a covid-19 na Região.

Realizado pelo Governo Estadual de São Paulo, em parceria com a Unifesp e outras instituições, o estudo EPICOBS (Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista) foi realizado de 29 de abril a 20 de junho, com resultados que reforçam a recomendação de manter o isolamento social e o uso de máscara. As informações foram publicadas no portal da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

"O estudo proporciona elementos muito consistentes para o planejamento das ações de enfrentamento da pandemia de Covid", destaca Arthur Chioro, que faz parte do grupo técnico do estudo como professor e pesquisador da Unifesp e da Universidade Santa Cecília.

Além de ser inédito no Estado de São Paulo, o EPICOBS é apenas o segundo estudo de base populacional para pesquisa de infecção por Sars-CoV-2 realizado no Brasil.

O trabalho buscou estimar o percentual da população da Baixada com anticorpos para o Sars-CoV-2, determinar o aumento do número de infectados ao longo do tempo, obter cálculos mais precisos da letalidade do vírus e avaliar quão bem informada a população está sobre os riscos de transmissão e as medidas de isolamento.

Para atingir esses objetivos, o estudo realizou 2.442 testes nos nove municípios da região (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga e Mongaguá) ao longo de dois meses, com intervalos de 15 dias. A seleção dos cidadãos foi definida por sorteio e as coletas foram realizadas em domicílio.

Do universo de amostras coletadas, 160 foram positivos para a presença de anticorpos do novo coronavírus. Os cálculos sugerem que, para cada caso notificado Baixada Santista, há outros sete não notificados, representando aproximadamente um infectado para cada 15 habitantes da região.

Os dados indicam que 6,6% da população entrou em contato com o coronavírus. Fazendo o cálculo para o total de habitantes, chegou-se à estimativa de 120.904 portadores do vírus.

Além disso, o estudo chegou a dois percentuais para estimar a proporção de óbitos causados pelo novo coronavírus na Baixada Santista. Baseando-se nos casos notificados (18.521) e no total de óbitos (812), a letalidade é de 4,5%. Já com o total estimado de casos (120.904), a taxa de mortalidade cai para 0,7%, usando o mesmo número de 812 mortes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter