X

Cotidiano

Espiões interceptaram e-mails de Juan Manuel Santos

Segundo o procurador-geral Luis Eduardo Montealegre, o centro de espionagem era operado pelo engenheiro Andrés Fernando Sepúlveda

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/05/2014 às 20:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Autoridades colombianas descobriram hoje, em Bogotá, uma sala de espionagem ilegal usada, segundo a Procuradoria, para interceptar e-mails do presidente Juan Manuel Santos e de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) envolvidos nas negociações de paz em Havana.

Segundo o procurador-geral Luis Eduardo Montealegre, o centro de espionagem era operado pelo engenheiro Andrés Fernando Sepúlveda, que aparentemente não tinha relação com instituições do Estado e pretendia vender os dados, obtidos de forma ilegal.

"Trata-se de um engenheiro que tinha como objetivo interferir no processo de paz e negociar usando as informações."

Sepúlveda foi preso e acusado de espionagem e intercepção de dados.

A procuradoria também investiga se e-mails de Santos foram interceptados. "Trabalhamos com essa hipótese. A partir de importantes indícios podemos supor que, por meio dessa sala, foi possível interceptar e-mails do presidente da república", explicou Montealegre.

Espiões interceptaram e-mails do presidente da Colombia, Juan Manuel Santos (Foto: Divulgação)

O procurador disse ainda que na sala de espionagem foram interceptados e-mails do chefe de comunicação das Farc em Havana - onde ocorrem as negociações de paz - e de jornalistas cubanos que trabalham na cobertura do diálogo. "Temos dados da interceptação de um e-mail institucional do governo e de e-mails de dois jornalistas cubanos de Havana."

Em fevereiro, a Procuradoria havia descoberto um centro de escutas ilegais da inteligência militar, de onde foram espionados negociadores do governo e jornalistas. O caso resultou na demissão de dois militares da cúpula de inteligência do Exército. Uma investigação interna das Forças Armadas não viu irregularidade na operação e o caso continua sendo investigado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter