X

Cotidiano

Escola é interditada pela Defesa Civil em Bertioga

A Escola Estadual Jardim Vicente de Carvalho sofreu interdição total por causa de rachaduras e estalos

Caroline Souza

Publicado em 19/06/2019 às 19:22

Atualizado em 19/06/2019 às 19:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A diretoria da escola foi quem acionou a Defesa Civil, após ouvir estalos vindos das paredes / Divulgação/PMB

A Defesa Civil de Bertioga e Fundação Desenvolvimento da Educação (FDE) interditaram totalmente a Escola Estadual Jardim Vicente de Carvalho, no bairro de mesmo nome. Os alunos serão realocados a partir de terça-feira (25).

A escola já estava interditada desde segunda-feira (17) pela Defesa Civil, mas aguardava a FDE, órgão estadual responsável pela obra, para definir o que seria feito. A diretoria da escola foi quem acionou a Defesa Civil, após ouvir estalos vindos das paredes, que possuem rachaduras.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Bertioga, José Carlos de Souza, o 'Cambito', o prédio foi interditado por motivo de segurança. "Assim que observamos a situação da escola, entramos em contato com os técnicos da Prefeitura, que vão estudar a situação para garantir a segurança dos alunos e funcionários. Escrevemos o Auto de Interdição e a escola deve permanecer fechada", afirma.

Ontem, a escola recebeu a visita técnica da FDE, que optou por realocar os alunos até que seja feito um laudo técnico. "Estivemos na escola e foram constatadas fissuras. Assim, a FDE, juntamente com a Defesa Civil, decidiram pela interdição total da escola", esclareceu o dirigente regional de ensino, João Bosco Braga.

Conforme explicou o engenheiro civil da secretaria de Obras e Habitação de Bertioga, José Ricardo Novaes, é necessário pesquisar quais os motivos que ocasionaram as rachaduras. "Há necessidade de realizar ensaios técnicos para entender o que de fato aconteceu na escola. Temos que ter cuidado para analisar o que causou a trinca. Todas as decisões vão ser seguidas para garantir a segurança das pessoas".

Oitocentos e cinquenta alunos estudam na escola em três períodos. Os estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que estudam no período da manhã e da tarde, serão realocados para a Faculdade de Bertioga. Já os alunos do Ensino Médio (período noturno) vão ser transferidos para a Escola Professora Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno.

"Já estamos tomando as providências a respeito do transporte, para os alunos não se locomoverem a pé", garantiu João Bosco.

As aulas dos dias 17 ao 19 serão repostas, sem prejuízo pedagógico aos alunos. Hoje, os estudantes realizam provas da Avaliação Diagnóstica Complementar na Escola Professora Maria Aparecida.

Escolas da Região

Também na última segunda, o Diário do Litoral noticiou a situação de abandono de quatro escolas de Santos: Acácio de Paula Leite Sampaio, Docas de Santos, Escola Estadual Canadá, Escolástica Rosa.

Os responsáveis dizem que há projetos de obras e restaurações, mas, sem prazo definido, as deteriorações continuam. (Caroline Souza)

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter