X

Cotidiano

Endividamento dos servidores preocupa Sindserv

5.392 servidores ativos e inativos têm empréstimos cujas parcelas são descontadas de seus vencimentos. Saraiva culpa baixos salários e propaganda pela dívida de 49% dos servidores

Publicado em 24/06/2014 às 10:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos, Flávio Saraiva, se mostra bastante preocupado com os 5.392 servidores ativos e inativos que, todos os meses, deixam parte dos salários e aposentadorias em alguma instituição bancária, conforme reportagem do último domingo do Diário do Litoral. O número representa 49% dos cerca de 11 mil servidores municipais, que pagam parcelas de empréstimos consignados, uma modalidade financeira bastante conhecida no País.   

“Existem dois pontos fundamentais nessa situação: a grande parte dos servidores está com salários rebaixados e o apelo ao consumo em função da propaganda. Para piorar, existe a baixa qualidade dos produtos e a verdadeira promiscuidade de créditos existentes na praça, especialmente para servidores”, afirma.

Segundo Saraiva, são poucos os servidores de Santos que têm salários altos. “Um funcionário de Pronto-Socorro, por exemplo, hoje tem que ter três ocupações para, por exemplo, comprar um carro básico financiado”, afirma, revelando que há funcionários que possuem entre 90 e 95% do salário comprometido. “Servidor pega dinheiro com agiota, faz compras financiadas de monte e ainda o empréstimo consignado. Há bancos operando com 100 meses para pagar o empréstimo. Isso é um absurdo, pois o servidor vende um trabalho que ainda não realizou”, explica, garantindo que alguns trabalhadores se ofendem quando alertados pelo órgão de classe.

Saraiva afirma que há servidor com 95% do salário comprometido (Foto: Matheus Tagé/DL)

Levantamento

Os números do DL referem-se a um levantamento realizado até abril deste ano, feito pela própria Prefeitura, encaminhado ao presidente da Câmara de Santos, Sadao Nakai (PSDB), pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), atendendo solicitação do vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB), preocupado com a situação. 

Num primeiro documento, os números apontam que 4.676 funcionários ativos pagam empréstimos. Em outro documento, com o mesmo teor, a informação é do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Santos (IPREV), que revela que 716 aposentados e pensionistas sofreram desconto em folha na mesma modalidade, até abril último.

O empréstimo consignado não permite ao servidor, mesmo que por motivos justificáveis, desonre o compromisso, pois as parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física. Ele pode ser obtido em bancos ou financeiras, cuja duração não deve ser superior a 72 meses. Os juros e demais encargos variam conforme valor contratado e chegam ao máximo de 2% ao mês aos ativos e 3% para os inativos.

No caso de Santos, 2.955 devem à Caixa Econômica Federal (CEF); 787 ao Banco do Paraná; 467 ao Santander; 298 ao Banco do Brasil e 169 ao Banco Luso Brasileiro. O Banco do Paraná empresta dinheiro para 332 aposentados e pensionistas. O restante se divide entre Banco Luso (236); Santander (111) e Paraná, que absorve 37 inativos.

A Prefeitura, por intermédio da Assessoria de Imprensa, informa que já dispõe de legislação específica sobre o tema que limita os créditos consignados na ordem de 30% sobre os vencimentos dos servidores. A Administração buscará a abertura de um procedimento licitatório visando unificar o sistema de integração entre os bancos permitindo maior agilidade na prestação de informações e a livre concorrência entre as instituições financeiras para oferecer as melhores taxas aos servidores.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter