X

Cotidiano

Em pesquisa, número de infectados pela Covid-19 quase triplica em Guarujá

Primeira fase identificou sete casos confirmados da doença, e na segunda, mais 18 foram positivados

Da Reportagem

Publicado em 26/05/2020 às 17:55

Atualizado em 26/05/2020 às 17:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A terceira etapa da pesquisa Epidemiologia da Covid-19 acontece desta quarta (27) até sexta-feira (30) / Divulgação/PMG

Em Guarujá, quase triplica o número de casos confirmados do novo coronavírus entre pacientes assintomáticos, conforme pesquisa regional. Dos sete positivos identificados na primeira etapa, outros 18 positivaram para a doença na segunda fase. Em cada fase foram aplicados 434 testes.

A terceira etapa da pesquisa Epidemiologia da Covid-19, que realiza a testagem aleatória de pacientes assintomáticos na Baixada Santista acontece desta quarta (27) até sexta-feira (30). A iniciativa tem início às 8h30, com saída dos profissionais de saúde da sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, na Avenida Leomil, 518, no Centro.  

Desta forma, dos 868 testados nas duas primeiras fases, Guarujá possui 3% de infectados assintomáticos, ou seja, que não desenvolveram qualquer sintoma da doença, sendo identificado por meio do levantamento. A última etapa da Epicobs será de 10 a 12 de junho. A expectativa é que, em um período de dois meses, 10 mil pessoas sejam testadas na Baixada Santista, sendo 1.704 só em Guarujá;

O exame realizado na pesquisa é diferente do que é feito na fase sintomática e quando a pessoa procura uma unidade de saúde, onde o que é colhido é a secreção das mucosas oral e nasal, visando identificar se há presença do vírus no presente momento.
 
Na Epicobs, os munícipes recebem em casa a visita dos agentes comunitários de saúde e profissionais de enfermagem. Devidamente treinados, esses profissionais chegam em um veículo da Prefeitura, com equipamentos de proteção individual (máscara, óculos e avental) e identificados por crachá.
 
Pesquisa

Visa desenvolver um mapeamento do percentual de indivíduos (de todos os bairros e escolhidos aleatoriamente, por meio de sistema informatizado) que já tiveram contato com o novo coronavírus, promovendo uma avaliação total de 2.478 pessoas na Baixada Santista. A compra dos equipamentos para os exames foi financiada pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). A realização é da Fundação Parque Tecnológico de Santos e reúne mais de 40 pesquisadores de todas as universidades da Região.
 
Sobre o procedimento

Realizado mediante autorização da pessoa, o procedimento consiste na realização de um pequeno furo na polpa de um dos dedos para extrair o sangue, por meio de uma lanceta descartável. Em seguida, a amostra é colocada no teste, que após 15 minutos emite o resultado. Ao término, os munícipes respondem a um questionário de informações socioeconômicas e pessoais como sexo, idade, profissão. Eles recebem um termo contendo todas as informações do estudo e um telefone para tirar dúvidas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter