X

Cotidiano

Educação amplia curso de libras online e oferece vagas para 50 mil servidores

Alunos e ex-alunos da rede estadual com e sem deficiência auditiva também podem fazer inscrições; aulas começam em maio

Publicado em 30/04/2014 às 15:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os servidores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo têm à disposição mais um curso oferecido pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp). Professores, diretores, agentes de serviço e de organização escolar da rede estadual podem se matricular no curso gratuito e online de linguagem brasileira de sinais (LIBRAS). São 50 mil vagas em todo o Estado. As inscrições vão até dia 4 de maio e devem ser feitas no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

O programa, criado em 2013 e originalmente desenvolvido para os alunos surdos e ouvintes do Ensino Fundamental e Médio, foi atualizado com vídeos exclusivos para o novo público e produzidos pela equipe do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE). A carga horária também foi ampliada de 80 para 90h. As aulas começam no dia 19 de maio.      

O objetivo é proporcionar as aulas virtuais, e acessíveis de qualquer computador, para servidores com e sem deficiência auditiva. O curso dispõe de vídeos com audiodescrição e também janelas em libras. Além disso, os participantes têm acesso a avatares em 3D que reproduzem situações do cotidiano - como passeios em shoppings, aulas de educação física, festas em casas noturnas - e auxiliam o aprendizado. A ação faz parte da política inclusiva da Secretaria adotada por todas as unidades de ensino e para os servidores é válida para evolução funcional.

"As aulas são para que ambos, com deficiência ou ouvinte, aprendam a falar o idioma da inclusão, adquirindo conhecimento da língua brasileira de sinais e também da língua portuguesa", afirma Ana Carolina Lafemina, coordenadora da Evesp.

São 50 mil vagas em todo o Estado (Foto: Divulgação)

Matrículas abertas para alunos e ex-alunos

Outra novidade deste ano é que ex-alunos da rede estadual que concluíram o Ensino Médio entre 2010 e 2013 também podem fazer o curso de libras online. Em 2013, mais de 4 mil alunos se matricularam no curso. Os interessados fazem o cadastro pela internet e já podem começar as aulas.

Para os estudantes, as unidades contam ainda com vídeos interativos gravados com alunos com deficiência auditiva e ouvintes da rede estadual, além de professores e funcionários.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter