X

Cotidiano

Edifício comercial lança água escura no mar em praia do Guarujá

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente suspeita que a substância seja proveniente de água de subsolo

Da Reportagem

Publicado em 22/04/2024 às 12:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Executivo explicou que água de rebaixamento é a água que fica no subsolo dos prédios / Reprodução

Na tarde deste sábado (20), um edifício lançou um liquido de coloração escura na faixa de areia da Praia das Astúrias, em Guarujá.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) suspeita que a substância seja proveniente de água de subsolo. A Cetesb informou que o líquido é mal cheiroso, mas descartou a possibilidade de ser óleo ou esgoto.

A Prefeitura de Guarujá informou, em nota, que a Seman foi até o local e identificou que um edifício estava lançando água de rebaixamento nas rede de águas pluviais da Praia das Astúrias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Executivo explicou que água de rebaixamento é a água que fica no subsolo dos prédios.  Ela deve ser bombeada para fora para evitar risco de inundar o subsolo. A maioria dos prédios joga essa água na rede de água pluvial.

Ainda segundo a Administração Municipal, o prédio que lançou a água turva é comercial e ele foi notificado para prestar esclarecimentos pela Semam.

A Prefeitura de Guarujá informou que a Semam entrará em contato com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para verificar o entendimento do órgão em relação ao caso e assim, tomar as medidas cabíveis.

A Cetesb garantiu que já foi no edifício e constatou que o líquido lançado nas águas pluviais não é óleo nem esgoto. A Prefeitura foi acionada e deve continuar a investigação para definir a origem ou fonte do lançamento, assim como os procedimentos de limpeza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

Coluna

Após reuniões, Rogério Santos e Tarcísio de Freitas encerram dia em churrascaria

Márcio França cogita ir às urnas em 2026

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter