X

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Da Reportagem

Publicado em 27/03/2024 às 11:55

Atualizado em 27/03/2024 às 13:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista / Divulgação

Você sabia que o maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista? Quem olha para os morros Voturuá e Santa Tereza, na divisa entre Santos e São Vicente, não imagina que neles há uma reserva com capacidade para armazenar 110 milhões de litros de água. O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece as duas cidades, além de complementar as redes de Praia Grande e Guarujá. Em época de lavagem e inspeções - a cada dois anos-, é permitido visitas para conhecer o local pela Sabesp.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O equipamento é dividido em duas câmaras: a do morro Voturuá, que possui 50 metros, e a do Morro Santa Tereza, que tem 250 metros. Quando construído, os acionamentos eram feitos de forma manual.

João, o responsável técnico do maior reservatório-túnel da América Latina

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Atualmente ele é operado pelo Centro de Controle, que fica na Avenida São Francisco, em Santos, e acompanhado por funcionários que fazem a verificação das válvulas e a manutenção. A água nele armazenada já é tratada e bombeada da e distribuída por duas tubulações.

Histórico

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi inaugurado em 16 de novembro de 1981 e foi projetado para suprir um déficit de 65% de reservação no final da década de 1970.

Com capacidade para 110 milhões de litros de água aproximadamente um terço de todo o armazenamento disponível à região , o reservatório é responsável pela distribuição direta do volume vindo da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão à população dos municípios de Santos e São Vicente, além de Guarujá e Praia Grande indiretamente.

Suas dimensões do são gigantescas: 1.100 metros de extensão divididos em duas câmaras idênticas, cada uma com 13 metros de altura por 15 metros de largura.

Reservatório Santa Tereza-Votoruá recebe visitantes

A ideia de construir um reservatório em morros se deu, principalmente, por causa de um plano diretor de Santos que previa, na época, o crescimento populacional a uma taxa de 30% por década, além dos milhares turistas que já frequentavam a cidade durante os períodos de verão.

Curiosidades

Por estar localizado em morros, a construção do reservatório-túnel Santa Tereza/Voturuá contou com o aproveitamento da própria estrutura do local - uma rocha. Para isso, foram feitos estudos geológicos que comprovaram a qualidade da pedra (do tipo gnaisse), cuja formação é semelhante à do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

Outra curiosidade da obra é que sua execução foi realizada simultaneamente dos dois lados (Santos e São Vicente) para que se encontrassem no meio. O reservatório só começou a operar após sua limpeza e desinfecção, um processo que durou três semanas e acontece a cada três anos. Nestas épocas, o sistema é aberto à visitação, assim como ocorreu no ano passado, quando 2.073 turistas estiveram no local.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter