X

Cotidiano

João, o responsável técnico do maior reservatório-túnel da América Latina

Há mais de três décadas na Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, funcionário se dedica à operação do local

Publicado em 17/09/2016 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

João de Moraes é responsável técnico do reservatório Santa Tereza/Voturuá / Matheus Tagé/DL

O ano era 1980 e o jovem João de Moraes, de 24 anos, buscava uma oportunidade na Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), em Santos. Naquela época não havia necessidade da realização de concurso público para ingressar na empresa de economia mista. Foi contratado como escriturário e não imaginava que, 36 anos depois, estaria como responsável técnico do maior túnel-reservatório de água construído em rocha da América Latina, o Voturuá-Santa Tereza, empreendimento que viu ser inaugurado um ano após a sua efetivação na companhia.

“Fui pedir emprego. Fiz uma ficha para trabalhar e me pediram para levar a carteira. Fiquei feliz, porque trabalhava em outra empresa e ganhava um salário mínimo, na Sabesp eu ganharia três vezes mais”, contou Moraes, que ao longo desses 36 anos ocupou outros cargos na empresa.

A Reportagem conversou com o técnico durante a visita pública ao túnel-reservatório realizada na última quinta-feira (15). Até o próximo dia 21, mais de 900 pessoas poderão conhecer o local, que passa por manutenção preventiva (limpeza). O procedimento é realizado a cada três anos. Antes da entrada dos visitantes na ‘caverna’ de 13 metros de altura (equivalente a um prédio de cinco andares) Moraes dá algumas instruções.

“A visitação é conjunta com a limpeza. No período de manutenção de lavagem, 50% da reservação fica prejudicada, mas não compromete o abastecimento, pois o outro lado (Santa Tereza) está em funcionamento. A água aqui armazenada já vem da ETA Cubatão tratada, cloretada e fluoretada. O reservatório de Santos (lado Santa Tereza) abastece São Vicente e o de São Vicente (Voturuá) abastece Santos para manter a qualidade da água”, explica o responsável técnico aos visitantes.

À Reportagem, Moraes lembrou de sua primeira visita ao reservatório, ainda em construção. “Uma fila muito grande de pessoas para ver a obra que ainda estava sendo construída. Era escriturário, na época, nem imaginava que viria a trabalhar na operação dele. Muitos funcionários da empresa foram conhecer e também foi divulgado para a comunidade. As pessoas saíam impressionadas aquela obra gigantesca. Não tinham conhecimento, como ainda não têm, que água seria e é armazenada aqui”, afirmou. Mais de 300 operários atuaram na obra.

Conhecimento

Moraes é um funcionário dedicado e querido pelos colegas. Tem repassado seus conhecimentos ao jovem Janir Justo Neto Jorge, de 30 anos, que atua ao seu lado como agente de Saneamento Ambiental. Há quatro anos na empresa, ele vê no chefe um amigo.

“Não esperava ter o conhecimento que estou tendo com os ensinamentos e ajuda dele. É muito gratificante. Não fazia a mínima ideia que perto de casa tem existe o maior túnel-reservatório da América Latina”, disse Janir, que mora na Vila São Jorge, em São Vicente. A entrada para a câmara Voturuá fica no alto do morro que leva o mesmo nome, cujo acesso se dá pelo Horto Municipal.

“Estou no final de carreira e treinando ele para o meu lugar”, disse com orgulho Moraes, o técnico em Contabilidade, que já foi escriturário, chegou a um cargo de chefia, mora em Santos, é pai de três filhos e tem um neto.

Público fica impressionado com reservatório

A visitação ao túnel-reservatório Voturuá-Santa Maria segue até o próximo dia 21. As vagas para o passeio já foram encerradas. A engenheira química, Juliana Takano, foi uma das pessoas que entrou no local na última quinta-feira (15).

“Viemos em um grupo de cinco pessoas da mesma empresa. Vi pela internet que seria aberto à visitação. Imaginei que fosse um buraco dentro da terra, mas não tão grande assim. Muito bacana”, disse Juliana, enquanto realizava o visita no túnel.

A Reportagem acompanhou o grupo. O local se assemelha a uma caverna. O solo é irregular e as paredes em rocha. É possível ver a marca onde a água atinge dentro do reservatório de 13 metros de altura. Na tubulação que passa ao meio, 1.600 litros por corre por segundo. Funcionários estão realizando a limpeza do local simultaneamente.

“Estão sendo limpas as 68 pilastras que servem para fixar a tubulação. Entre a limpeza e a organização do passeio estão envolvidas aproximadamente 15 pessoas. Interessante a reação dos visitantes que não fazem ideia de que isso existe”, destacou Sergio Bekerman, gerente da Divisão de Santos da Sabesp.

Histórico

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi inaugurado em 16 de novembro de 1981 e foi projetada para suprir um déficit de 65% de reservação no final da década de 1970. Com capacidade para 110 milhões de litros de água – aproximadamente um terço de todo o armazenamento disponível à região –, o reservatório é responsável pela distribuição direta do volume vindo da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão à população dos municípios de Santos e São Vicente, além de Guarujá e Praia Grande indiretamente. Suas dimensões do são gigantescas: 1.100 metros de extensão divididos em duas câmaras idênticas, cada uma com 13 metros de altura por 15 metros de largura.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter