Cotidiano

Reservatório Santa Tereza-Votoruá recebe visitantes

A obra conta com mais de 1 km de extensão e é dividida em duas câmaras, uma parte em São Vicente e a outra em Santos, com 13 metros de altura e 15 metros de largura cada

Da Reportagem

Publicado em 27/09/2018 às 20:20

Compartilhe:

Reservatório foi aberto para a visitação / Divulgação/PMS

O Reservatório Santa Tereza/Votoruá, maior túnel da América Latina destinado a acondicionar água tratada e encravado em rocha maciça, recebeu vários visitantes na quarta-feira (26).

Em processo de limpeza e desinfecção, o espaço, que fica entre os morros Santa Tereza, em Santos, e Voturuá, em São Vicente, foi aberto para a visitação, a exemplo do que acontece, em geral, a cada dois ou três anos. Entre os visitantes estava a professora Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Após a visita, ela falou sobre a construção, que foi inaugurada em 1981. “Estou encantada com a tecnologia, com o tamanho e o volume de água. É uma coisa extraordinária”, afirmou a professora, após a visita.

A presidente do Fundo Social também enfatizou a importância do espaço para São Vicente. “Não é só o Estado de São Paulo. Mas a nossa região, nossa São Vicente, possuir essa beleza enorme. É um prazer e uma felicidade pela oportunidade de conhecer, como estou conhecendo”, explica.

Ricardo DaruizBarsoi, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, ficou encantando por desfrutar de obras como a do Reservatório SantaTereza/Voturuá. “Realmente, vale a pena viver neste estado e vale a pena poder desfrutar de obras como essa, que para engenheiros como eu, são especiais. É uma realização ter um Estado com saneamento e com qualidade de vida para todos”, disse.

O Superintendente Regional da Sabesp na Baixada Santista, Sérgio Bekerman, explicou a importância do Reservatório para a Baixada. “Ele foi construído no final da década de 70 e começou operar em 1981, em função da demanda crescente por água na região. Com a construção da primeira pista da Rodovia dos Imigrantes, o fluxo de turistas aumentou muito e, consequentemente, o consumo de água. Com isso, a Sabesp precisou aumentar a reserva de água. Então, foi construído esse reservatório encravado na rocha, sendo o maior da América Latina”, lembrou.

História

O Reservatório foi inaugurado em 16 de novembro de 1981, pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A obra conta com mais de 1 km de extensão e é dividida em duas câmaras, uma parte em São Vicente e a outra em Santos, com 13 metros de altura e 15 metros de largura cada.

Com acesso pelo interior do Parque Ecológico do Voturuá (Rua Dona Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá, São Vicente), o espaço chamado de Voturuáfoi aberto para a limpeza e desinfecção. A realização do procedimento permite que a população conheça a estrutura, capaz de receber até 110 milhões de litros de água.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter