Governo do SP educacao
Governo do SP educacao mob

Durante 1ª quinzena de maio, taxa de isolamento social cai 10% em Guarujá

Monitoramento do Governo do Estado indica queda de 61% para 51% na adesão por munícipes; taxa ideal é de 70%

Comentar
Compartilhar
19 MAI 2020Por Da Reportagem18h02
Queda de 10% na taxa de isolamento social foi identificada durante a primeira quinzena de maioFoto: Divulgação/PMG

Em Guarujá, uma queda de 10% na taxa de isolamento social foi identificada durante a primeira quinzena de maio. Nos três primeiros dias do mês, a Cidade apontou o isolamento social de 59%, 57% e 61%, respectivamente. Porém, esse percentual caiu para 51%. Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado de São Paulo (SIMI-SP), onde é possível acompanhar a adesão do isolamento social em 104 cidades paulistas, entre elas, Guarujá.

Além disso, entre abril e maio, a média alcançada pelo Município foi de 56% e a maior marca foi de 63%, no dia 19 de abril. Porém, os números ainda são abaixo do esperado. Segundo o Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, a taxa de isolamento ideal é de 70%.

O objetivo dessa medida é achatar a curva de transmissão da Covid-19. Isto é, evitar que todos fiquem doentes ao mesmo tempo, e o consequente colapso do sistema de saúde.  Por esse motivo, é preciso consciência da população para ficar em casa e sair apenas quando necessário, sempre utilizando máscaras de proteção facial, álcool em gel e lavando as mãos.

SIMI-SP

O sistema mostra o percentual de isolamento social em 104 cidades paulistas com mais de 70 mil habitantes. O site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento conta com dados atualizados diariamente, fornecidos por operadoras de telefonia móvel.