X

Cotidiano

Doria sobrevoa Baixada Santista e se diz ‘chocado’

Governo do Estado disponibilizou aluguel social para os desabrigados

Vanessa Pimentel

Publicado em 03/03/2020 às 14:21

Atualizado em 03/03/2020 às 14:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Governador afirmou que há riscos iminentes de novos desabamentos e que é urgente a remoção de quem está em área de risco. / Paulo Villaça/Diário do Litoral

O governador João Doria sobrevoou nesta manhã (3) as regiões da Baixada Santista afetadas pelas chuvas das últimas horas e disse estar “chocado” com o que viu. Ele afirmou que há riscos iminentes de novos desabamentos e que é urgente a remoção de quem está em área de risco.

“As pessoas têm que aceitar a orientação da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e sair imediatamente de suas casas", afirmou durante entrevista coletiva realizada na prefeitura de Santos, após o voo.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, foram registrados 17 óbitos (entre eles um bombeiro); 46 desaparecidos (também há um bombeiro); oito locais atingidos, sendo: quatro em Santos, dois em São Vicente e dois em Guarujá.

Doria ressaltou que mais de 200 pessoas estão trabalhando nas buscas, entre equipes de bombeiros e da Defesa Civil. Há ainda 29 viaturas, dois helicópteros Águia e dois drones no apoio aos resgates. As equipes estão concentradas nos morros mais afetados, entre eles o Morro do Macaco, em Guarujá.

Das nove cidades da Baixada Santista, três registraram deslizamentos: Guarujá, Santos e São Vicente.

ALUGUEL SOCIAL

Em parceria com as prefeituras, o Governo do Estado disponibilizou recursos para o aluguel social. “Nós participamos com 50% do valor e as prefeituras com os outros 50%. O benefício vai durar o tempo necessário enquanto as pessoas recuperam suas casas”, disse Doria.

O governador declarou ainda que “fenômenos climáticos estão se abatendo sobre a região sudeste do país em volumes nunca antes atingidos. Isso demonstra que a mudança climática é aguda e exige atenção dos governos”.

O governo estadual destinou também quatro toneladas de alimentos e água potável que serão distribuídos pela Defesa Civil aos desabrigados. 

O prefeito de Santos Paulo Alexandre explicou que conjuntos habitacionais estão sendo construídos para atender quem vive em áreas mais vulneráveis. Um deles é o Tancredo Neves Três, com 1120 unidades.  A obra estava parada desde 2016 e só foi retomada em janeiro do ano passado. A previsão de conclusão ficou para o segundo semetre deste ano. 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter