X

Cotidiano

Distrito Federal descarta caso suspeito de ebola

Um homem de 41 anos foi atendido ontem (17) com sintomas característicos da doença como febre e dores no corpo e relatou ter viajado recentemente à Libéria

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/06/2015 às 14:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartou hoje (18) um possível caso de ebola na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho 2, no Distrito Federal. Ao ser atendido com sintomas característicos da doença, o homem relatou que tinha viajado recentemente à África. Posteriormente, a secretaria constatou que os relatos do paciente eram fantasiosos.

O homem de 41 anos foi atendido ontem (17) com sintomas característicos do ebola como febre e dores no corpo e relatou ter viajado recentemente à Libéria, país que registrou casos da doença. A secretaria tomou as providências previstas no protocolo de casos suspeitos da doença: isolou o paciente e passou a investigar a história contada. Após conversar com parentes do homem, a secretaria constatou que ele não havia saído do Distrito Federal.

Foi constatado ainda que o paciente foi atendido na rede pública no último dia 15 e recebeu o diagnóstico de infecção urinária, que pode causar febre e dores no corpo.

O Distrito Federal descartou o caso suspeito de ebola (Foto: Agência Brasil)

“Não se sabe se ele quis aparecer, ser atendido mais rápido ou se tem algum distúrbio psiquiátrico”, disse o chefe do Núcleo de Controle de Endemias, Dalcy Albuquerque. Ele explicou que, apesar de a Libéria não ter registrado casos de ebola desde maio, diante da hipótese de o homem ter estado na região, era necessário tomar as medidas previstas no protocolo.

O subsecretário de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, José Carlos Valença, explicou que não foi necessário fazer o exame para constatar a contaminação por ebola e que o paciente já recebeu alta hospitalar. Segundo ele, há a possibilidade de os médicos encaminharem o paciente para uma avaliação específica de distúrbios psicológicos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba quais são as 8 melhores padarias da Baixada Santista

Peruíbe tem a melhor padaria do Litoral, segundo as avaliações de usuários do Tripadvisor

COLISÃO

Caminhão tenta passar por viaduto, mas 'entala' e carga fica presa em Praia Grande

Com o impacto, o contêiner virou parcialmente e ficou na diagonal, momento no qual o caminhão parou

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter