X

CLIC!

Dia Mundial da Fotografia: 7 dicas para tirar fotos ótimas com o celular

Recomendações simples podem fazer toda a diferença para fazer o feed de fotos ficar muito mais profissional

Joe Silva

Publicado em 19/08/2022 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Passos simples como limpar a lente podem fazer grande diferença / Marina Garcia/Fluminense FC

Os smartphones estão cada vez mais poderosos quando o assunto é produzir fotos e as imagens que eles são capazes de capturar chegam a quase se equiparar àquelas feitas por câmeras profissionais. Mas muitos donos destes aparelhos ainda não sabem como tirar proveito de toda essa tecnologia. Veja dicas de como tirar fotos melhores com seu companheiro de bolso.

1. Use a regra dos dois terços

Um recurso escondido em muitos celulares é o de "grade". Ele divide o visor do aparelho em seis quadros. A dica é encaixar o objeto de foco no quadro do centro. Parece simples, mas, em fotos de paisagem, por exemplo, é importante garantir que o céu esteja nos quadros de cima e o chão nos quadros de baixo, dando maior importância à linha do meio, onde você pode encaixar árvores e outros pontos de foco.

 

2. Use o "modo manual" do aplicativo de câmera

O acionar o modo manual, você poderá configurar parâmetros como foco, exposição, ISO, entre outros.

Ao dar foco a um objeto ou pessoa e desfocar o fundo, sua foto ganhará um aspecto mais profissional. Esse efeito pode ser obtido com o "modo macro", que permite a captura de objetos bem de perto mantendo o fundo desfocado.

Já a exposição determina a quantidade de luz que o seu smartphone vai capturar.  Segundo o site "Techtudo", aumentar a exposição resulta em imagens mais claras, e vice-versa. 

Por fim, o ISO está relacionado à sensibilidade da câmera à luz. Um ajuste errado neste parâmetro pode causar um efeito granulado em ambientes escuros e fotos estouradas em locais com muita iluminação. Portanto, a dica para esta configuração é ir testando.

 

3. Vá com calma no zoom

Recurso importante para situações onde a cena possui grandes distâncias, o zoom é um dos maiores inimigos dos fotógrafos de celular. Isso porque ele diminui consideravelmente a qualidade das fotos no caso da maioria dos smartphones devido ao fato de o zoom destes aparelhos ser, na verdade, uma simulação digital. A dica para escapar de um desastre em qualidade de foto é se aproximar fisicamente da pessoa ou objeto a ser clicado.

 

4. O modo HDR pode ser uma mão na roda. Ou não

Este recurso presente em muitos smartphones modernos combina várias fotos, com diferentes configurações de luz, em uma só. Dessa forma, o resultado tende a ser menos propenso a erros, borrões ou estouro de pixels. O problema é que, em alguns casos a foto pode sair um pouco artificial. Por isso, é importante que o usuário faça pelo menos duas fotos, uma com e outra sem o uso deste recurso.

 

5. Use e abuse do tripé

Tirar uma foto de si mesmo pode ser um desafio, principalmente porque a câmera fronta, dedicada às selfies, nem sempre tem uma qualidade boa. Nestas situações faz muito sentido usar um tripé e a função de temporizador. Este último recurso permite que a foto seja disparada após alguns segundos, o que garante tempo suficiente para o usuário se posicionar em frente à lente. Além disso, usar um tripé pode beneficiar a qualidade da foto, que dificilmente sairá tremida ou com a qualidade comprometida devido ao movimento de quem segura o celular.

 

6. Edite suas fotos 

Após fazer aquela foto que mais agradou, pode ser que algum resquício de defeito ainda esteja incomodando. Pode ser também que o fotografado queira ainda melhorar algum aspecto no rosto ou corpo. É nestas situações que os aplicativos de edição podem ser bons aliados. De uso simples e sem precisar de conhecimentos técnicos, estes programas para celular permitem diversos tipos de edição e são gratuitos. Basta procurar na loja de aplicativos para Android ou iPhone por "aplicativo para edição de fotos" e escolher aquele que mais gostar.

 

7. Lente limpa

Por último, mas não menos importante, esta dica é ignorada por muitas pessoas, mas pode fazer grande diferença. É sempre bom checar, antes de tirar aquela foto importante, se a lente está limpa. Isso porque é muito comum que aquela região esteja afetada por gorduras, poeira ou outras impurezas. Evite produtos químicos e use um pano macio e seco. Sua foto ficará muito mais nítida.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter