X

Cotidiano

Dia do Idoso é comemorado com atividade física na Usafa Jardim Progresso

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde.

Publicado em 02/10/2014 às 12:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na manhã da quarta-feira, 1º de outubro, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim Progresso realizou uma caminhada em comemoração ao Dia do Idoso. Cerca de 30 idosos que fizeram alongamentos, caminharam e ainda receberam atendimentos rápidos. A ação também comemorou o fim do Mês do Coração. As atividades são promovidas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde.

A programação do evento começou com uma caminhada. Os participantes saíram da Usafa, seguiram até a Rua Plínio Passos, passando pela Avenida João Batista Furlani, e retornando à unidade. Após a caminhada, os enfermeiros, agentes comunitários da saúde, médicos e professores de educação física dedicaram o tempo livre para passar alongamentos para os idosos. Os profissionais da saúde presentes também dedicaram tempo para aferir a pressão arterial dos pacientes.

A ação do Dia do Idoso também contou com duas palestras na terça-feira (30), sobre as "Alterações fisiológicas do envelhecimento" e as "Doenças que predispõem à queda", que trataram de queda de idosos e seus problemas a curto e longo prazo.

(Foto: Divulgação/PMG)

A enfermeira, Maria Luiza Pereira Cangussu, do Instituto Corpore, contou que o objetivo da ação é "priorizar a saúde do idoso". Ela acrescenta que a Usafa sempre traz alguma atividade para a comunidade, e que no caso do dia do idoso é preciso ter um cuidado maior. "Sempre que possível, estamos aferindo a pressão arterial dos idosos e checando outros fatores que precisam de atenção na terceira idade", explica a enfermeira.

O aposentado João Roberto Filho, de 72 anos, disse que gostou da iniciativa da Usafa. "Ótima a ideia da unidade de levar os idosos para uma caminhada. Isso contribui com a nossa saúde", ressaltou o aposentado, que está sempre presente nos eventos da unidade. "Fui à palestra sobre as quedas e me preocupei por saber que esse problema pode ser constante na minha idade. Por isso, estou sempre nas atividades da Usafa e praticando esportes", afirma ele, que pratica vôlei.

Ao fim da ação, a Usafa preparou uma comemoração pelo fim do Mês do Coração, que agrupou tanto o Dia do Idoso quanto outras atividades.

A unidade também realiza caminhadas nas manhãs de segunda, quarta e sexta-feira, das 8 às 9 horas. Para participar é preciso comparecer à Usafa no horário da atividade com roupa adequada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter