X

Cotidiano

Dia do Idoso é comemorado com atividade física na Usafa Jardim Progresso

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde.

Publicado em 02/10/2014 às 12:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na manhã da quarta-feira, 1º de outubro, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim Progresso realizou uma caminhada em comemoração ao Dia do Idoso. Cerca de 30 idosos que fizeram alongamentos, caminharam e ainda receberam atendimentos rápidos. A ação também comemorou o fim do Mês do Coração. As atividades são promovidas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde.

A programação do evento começou com uma caminhada. Os participantes saíram da Usafa, seguiram até a Rua Plínio Passos, passando pela Avenida João Batista Furlani, e retornando à unidade. Após a caminhada, os enfermeiros, agentes comunitários da saúde, médicos e professores de educação física dedicaram o tempo livre para passar alongamentos para os idosos. Os profissionais da saúde presentes também dedicaram tempo para aferir a pressão arterial dos pacientes.

A ação do Dia do Idoso também contou com duas palestras na terça-feira (30), sobre as "Alterações fisiológicas do envelhecimento" e as "Doenças que predispõem à queda", que trataram de queda de idosos e seus problemas a curto e longo prazo.

(Foto: Divulgação/PMG)

A enfermeira, Maria Luiza Pereira Cangussu, do Instituto Corpore, contou que o objetivo da ação é "priorizar a saúde do idoso". Ela acrescenta que a Usafa sempre traz alguma atividade para a comunidade, e que no caso do dia do idoso é preciso ter um cuidado maior. "Sempre que possível, estamos aferindo a pressão arterial dos idosos e checando outros fatores que precisam de atenção na terceira idade", explica a enfermeira.

O aposentado João Roberto Filho, de 72 anos, disse que gostou da iniciativa da Usafa. "Ótima a ideia da unidade de levar os idosos para uma caminhada. Isso contribui com a nossa saúde", ressaltou o aposentado, que está sempre presente nos eventos da unidade. "Fui à palestra sobre as quedas e me preocupei por saber que esse problema pode ser constante na minha idade. Por isso, estou sempre nas atividades da Usafa e praticando esportes", afirma ele, que pratica vôlei.

Ao fim da ação, a Usafa preparou uma comemoração pelo fim do Mês do Coração, que agrupou tanto o Dia do Idoso quanto outras atividades.

A unidade também realiza caminhadas nas manhãs de segunda, quarta e sexta-feira, das 8 às 9 horas. Para participar é preciso comparecer à Usafa no horário da atividade com roupa adequada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter