X
Cotidiano

Defesa Civil encerra Operação Chuvas de Verão com redução recorde no número de óbitos

Obras de prevenção e treinamento possibilitaram que o resultado fosse o menor dos últimos 16 anos no Estado

O total de pessoas feridas em razão das chuvas também foi reduzido / Divulgação

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) encerrou na última sexta-feira, 6, a Operação Chuvas de Verão 2018, iniciada em 1º de dezembro de 2017. No período, os casos de óbitos em razão de eventos meteorológicos tiveram uma redução de 47% em relação ao período anterior. Foram 10 vítimas fatais, o menor número dos últimos 16 anos. O total de pessoas feridas em razão das chuvas também foi reduzido no período: 81% menor em relação à operação passada.

Segundo a coordenadora estadual da Defesa Civil, Cel. Helena dos Santos Reis, o resultado é fruto do trabalho de prevenção e treinamento realizado junto aos municípios. "Ao longo de 2017, realizamos oficinas para a elaboração dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), voltados para o período de chuvas. Cerca de 900 agentes de 190 municípios foram capacitados para as atividades de prevenção e preparação", afirmou.

O trabalho contínuo permitiu também uma redução de 41% no número de municípios que solicitaram ajuda humanitária. Ao todo, 14 municípios receberam roupas, colchões, alimentos e produtos de higiene e limpeza dos estoques da Cedec e do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), num investimento de R$ 305,3 mil.

Destaca-se que nesta operação foi utilizado o serviço gratuito de SMS 40199, sendo que esta Coordenadoria emitiu 920 avisos de eventos meteorológicos severos para os 780 mil terminais que aderiram ao serviço. O cadastramento neste serviço poderá ser feito a qualquer tempo. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Morro do Itararé resiste à discriminação e ao preconceito

As cerca de 40 famílias lutam para obter respaldo público mínimo e ainda sofrem com a indiferença social

Economia

Famílias de baixa renda terão redução automática na conta de luz

Mais de 11,5 milhões de famílias podem passar a receber o benefício

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software