X

Cotidiano

Cubatão recepciona profissionais do programa Mais Médicos

Três médicas cubanas trabalharão nas unidades de saúde da família do Morro do Índio e Água Fria

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 31/10/2013 às 19:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

"Vocês são agora parte de nossa família". Em um evento marcado pela cortesia e simpatia mútuas, a prefeita Marcia Rosa e representantes da Prefeitura de Cubatão receberam na tarde desta quinta-feira (31) três profissionais de Cuba que clinicarão na cidade, dentro do programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Maria Elena Cordoves Medina, Maria Elena Farinas Gonzalez e Maria Emilia Cossio Gonzalez, médicas com cerca de 25 anos de experiência e com participações em programas humanitários em regiões carentes do mundo, atuarão no Morro do Índio e na Água Fria, vinculadas ao Programa de Saúde da Família, após uma fase de adaptação e treinamento ministrado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Titular da pasta, Carlos Alberto Yoshimura apresentou as profissionais aos presentes ao gabinete do Executivo Municipal. "É uma grande honra recebê-las. Desde que houve a confirmação por parte do Ministério da Saúde, elas já demonstraram uma grande vontade de se integrar à nossa equipe e de contribuir com o bem-estar da nossa comunidade", afirmou. O presidente da Câmara Municipal, vereador Wagner Moura, saudou as médicas em nome do Poder Legislativo. "Nossa cidade agradece a vinda de vocês, que vem contribuir com um setor fundamental da administração pública".

Trabalho e empenho

Não escondendo a emoção com a calorosa recepção, e pedindo desculpas por ainda falar "portunhol", a médica cubana Maria Emília Cossio Gonzalez falou em nome das colegas. Ela prometeu muito trabalho e empenho em prol da comunidade carente do Município. "Não esperávamos um carinho tão grande. Vamos trabalhar pelo povo cubatense. Já nos sentimos parte da comunidade".

As médicas foram recepcionadas pela prefeita Marcia Rosa (Foto: Julio Cesar/PMC)

Mais saúde

A prefeita Marcia Rosa ressaltou o caráter acolhedor da comunidade cubatense e os investimentos que seu governo tem realizado na saúde pública. "O programa Mais Médicos é uma grande iniciativa do Governo Federal, pois investe no atendimento preventivo, que é o mais importante de todos e desafoga o nosso sistema de urgências. A colaboração e a experiência de vocês serão muito importantes para o aprimoramento de nossa saúde pública. Sejam muito bem-vindas. Sintam-se em casa".

A chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que seu governo enviou à Câmara dois importantes projetos de lei na área de saúde pública. O primeiro amplia o número de vagas para contratação de médicos via concurso público, alterando a lei municipal que instituiu o Sistema de Carreiras na Administração, a adequando à realidade atual de aumento da demanda de atendimentos no sistema público de saúde.

A segunda proposta trata da publicização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque São Luiz, que está prestes a ser inaugurada e beneficiará toda a população das regiões do Casqueiro e Bolsões. O sistema de gestão previsto pelo documento promove a economia de verbas do tesouro municipal na gestão do equipamento de saúde, ao mesmo tempo que garante a plena qualidade no atendimento à população, por meio de contratação de organização social de notória especialidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter