X

Cotidiano

CPFL prevê queda de 0,3% na carga de energia em 2015

A visão otimista reflete uma percepção pessimista: a desaceleração da economia e o efeito dos reajustes nas tarifas dos consumidores

Publicado em 11/05/2015 às 16:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Jr., descartou nesta segunda-feira, 11, que o governo precisa adotar qualquer tipo de medida de redução da oferta de energia no decorrer de 2015. A visão otimista reflete uma percepção pessimista: a desaceleração da economia e o efeito dos reajustes nas tarifas dos consumidores devem ocasionar uma queda de 0,3% na carga de energia em 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado.

No início deste mês, o Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico reduziu a previsão de carga deste ano de uma alta de 3 3% para uma queda de 0,1%. Praticamente em linha com a previsão da CPFL. Confirmada a estimativa apresentada nesta manhã por Ferreira, a carga em 2015 deve atingir 64,9 GW médios, contra 65 1 GW médios do ano passado.

O executivo também fez uma breve análise sobre a trajetória dos reservatórios durante o chamado período seco, até o final do ano já incorporando uma estimativa de energia natural afluente (ENA) equivalente a 97% da média de longo termo (MLT) no mês de maio, conforme indicador pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico.

A carga em 2015 deve atingir 64,9 GW médios, contra 65 1 GW médios do ano passado (Foto: Divulgação)

Segundo Ferreira, o indicador de ENA entre junho e novembro precisa ser equivalente a no mínimo 87% da média histórica. Caso esse número seja atingido, o nível dos reservatórios chegaria a maior em 15% da capacidade de armazenamento, acima do patamar considerado mínimo necessário de 10%.

Ferreira destacou que, considerando o histórico de resultados para o período, a probabilidade de esse número mínimo de 87% não ser atingido no período seco é de apenas 28%. Diante desses números e da queda do consumo, Ferreira acredita ser "muito improvável qualquer tipo de necessidade de redução de oferta de energia". O executivo participa nesta segunda de teleconferência com analistas e investidores.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter