X

Cotidiano

Contrataçõe de servidores na Secult de Santos são questionadas

Oposição pediu explicações ontem em plenário. Líder do Governo ressaltou perda de funcionários na pasta

Publicado em 31/03/2015 às 10:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A iminente contratação de 35 agentes de Cultura na Secretaria de Cultura (Secult) de Santos pela Lei Municipal 650/90 (de caráter emergencial) foi criticada ontem pela bancada de oposição ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Os questionamentos foram feitos pelos vereadores do PT Adilson Júnior e Evaldo Stanislau.

A principal crítica apontada pelos petistas é de que a legislação municipal não permite a contratação emergencial na área da Cultura, mas apenas nas secretarias de Saúde e Educação.

Líder do prefeito na Câmara, o vereador Sadao Nakai (PSDB) destacou o fato de a Secult ter perdido 45 funcionários recentemente e hoje conta com 206 servidores para cuidar de dois centros culturais, três teatros municipais, uma gibiteca,  Concha Acústica, Pinacoteca Benedicto Calixto, entre outros equipamentos municipais.

Secult conta com 206 servidores para serviços dos equipamentos públicos (Foto: Matheus Tagé/DL)

“O Tribunal de Contas do Estado avalia essas contratações”, argumentou Sadao, destacando que o atual governo usa muito menos a Lei 650 do que sua criadora, a então prefeita Telma de Souza (PT).

Adilson Júnior passou a questionar a razão de a Prefeitura não abrir concurso público para o preenchimento das vagas, e Sadao respondeu que esta tem sido uma prática da Administração Municipal.

1.891 nomeados

Números apresentados por Sadao mostram que o Governo Municipal já nomeou, entre 2013 e 2015, 1.891 servidores que passaram por concurso público, sendo 77 apenas este ano.
Para o vereador governista Sandoval Soares (PSDB), a contratação de 35 agentes “não pode ser considerada um cabide de empregos”.

Quem também considerou o número de contratações — sem concurso — pequeno foi Douglas Gonçalves (DEM), que disse ter ficado convencido dessas contratações em duas conversas mantidas com o secretário de Cultura, Fábio Alexandre Nunes, o Professor Fabião. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter