Cotidiano

Consumidor pretende gastar 22% mais do que em 2023 na Páscoa

Segundo pesquisa do Sebrae-SP, movimento no comércio para o feriado deve beneficiar 187 mil negócios de pequeno porte no Estado de São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 28/03/2024 às 10:16

Atualizado em 28/03/2024 às 10:41

Compartilhe:

Os itens que tendem a ser os mais comprados de pequenos negócios são ovos de Páscoa / Agência Brasil

A Páscoa de 2024 promete ser melhor para os pequenos negócios do que a do ano passado. De acordo com pesquisa do Sebrae-SP, o consumidor deve desembolsar, em média, R$ 248 com compras, o que representa um aumento real nos gastos de 22,1%.

Cerca de 187 mil micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) devem se beneficiar com o movimento no comércio.

Confeiteira de Santos faz sucesso com ovos de Páscoa sem açúcar para bebês

Segundo o levantamento, as pessoas pretendem comprar, em média, de dois a quatro presentes em lojas de pequeno porte, sendo 42 mil micro e pequenas empresas e 145 mil MEIs. 

Os itens que tendem a ser os mais comprados de pequenos negócios são ovos de Páscoa, citados por 71% dos consumidores e chocolates, mencionados por 62% deles.

 Os consumidores de pequenos negócios buscam principalmente os chocolates artesanais (38%), recheados (20%) e os produzidos com ingredientes de melhor qualidade (15%). 

Os principais critérios para definir a compra para a Páscoa em pequenos negócios são a qualidade do produto, atributo considerado por 47% dos entrevistados e o preço, na opinião de 39%.

Entre os segmentos com MEIs potencialmente beneficiados estão minimercados, mercearias e armazéns (48 mil MEIs), padarias com predominância de produção própria (41 mil MEIs), padarias com predominância de revenda (13,7 mil MEIs), varejo de doces, balas e bombons (5 mil MEIs) e fabricação de derivados do cacau e chocolates (3,4 mil MEIs).

Na hora da compra, 53% dos consumidores pretendem fazer as compras para a Páscoa de forma totalmente presencial; 6% afirmam que vão comprar apenas pela internet.

A forma preferida de pagamento será o cartão de crédito, opção manifestada por 62% dos entrevistados. O PIX aparece em segundo lugar, com 55% da preferência, seguido do cartão de débito (40%), dinheiro (22%), transferência bancária (5%) e boleto bancário (1%).

A pesquisa "Páscoa e pequenos negócios" foi elaborada a partir de duas sondagens. A sondagem com consumidores, pessoas físicas, foi realizada por e-mail entre 20 e 26 de fevereiro. 

A segunda sondagem, com a opinião dos empreendedores, foi feita por telefone. Essa sondagem é um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada com a colaboração da Fundação Seade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter