X

Cotidiano

Conselho de Educação não tem atuação de pais, diz estudo

A legislação prevê que o CME tenha três representantes do poder público, três representantes do magistério e três da comunidade

Publicado em 19/12/2013 às 11:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Conselho Municipal de Educação (CME) de São Paulo, composto por nove titulares e nove suplentes, não tem representantes da comunidade escolar (pais e alunos), aponta levantamento feito pelo Observatório da Educação, da ONG Ação Educativa. Segundo o estudo, metade dos conselheiros é do poder público e quase um terço vem de instituições acadêmicas.

A legislação prevê que o CME tenha três representantes do poder público, de livre escolha da Prefeitura, três representantes do magistério, indicados pela Secretaria Municipal de Educação, e três da comunidade, escolhidos pelo Executivo a partir de lista tríplice enviada por entidades.

Outro problema, segundo a ONG, é que o conselho cumpre só funções mais burocráticas e tem baixa autonomia. A assessoria de imprensa da secretaria informou que o tema ainda não foi posto em discussão na pasta.

O Conselho Municipal de Educação (CME) de São Paulo, composto por nove titulares e nove suplentes, não tem representantes da comunidade escolar (pais e alunos) (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter