X

Cotidiano

Congestionamento no SAI cai 54% após normas

Objetivo é minimizar o impacto do transporte da safra de grãos para o Porto de Santos

Publicado em 15/05/2014 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os congestionamentos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) caíram 54%, segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), após a implantação do Plano de Ação Integrada de Prevenção e Contingências Operacionais da Baixada Santista. A medida foi criada  para minimizar o impacto do transporte da safra de grãos no Porto de Santos.

Segundo o levantamento da agência, do início da vigência do plano até o fim de abril foram registrados no SAI 12 dias com congestionamentos, enquanto no mesmo período do ano passado ocorreram casos de lentidão em 26 dias.

No mês de março, por exemplo, de acordo com dados da Secretaria Especial de Portos, foi registrado recorde histórico de movimento de cargas no terminal, com 10,4 milhões de toneladas, 11,1% a mais que 2013. Nesse mês, o SAI teve três dias de congestionamento, contra nove registrados em março do ano anterior. Além de maior comodidade para o usuário das rodovias, a redução dos congestionamentos teve impacto no preço dos fretes, de acordo com informação do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo levantamento da entidade divulgado pela imprensa, os fretes originários do Mato Grosso com destino ao Porto de Santos tiveram redução de 7%.

congestionamento de caminhões na zona portuária de Santos, em fevereiro deste ano (Foto: Matheus Tagé/DL)

Plano

O Plano de Ação Integrada de Prevenção e Contingências Operacionais da Baixada Santista foi implantado a partir do dia 15 de fevereiro e contou com a participação de órgãos públicos como a ARTESP, Codesp, Polícia Militar Rodoviária, prefeituras da Baixada Santista e representantes do setor privado como a concessionária Ecovias — que administra o SAI — terminais portuários, empresas dos polos industriais e os pátios reguladores, além de entidades representativas da sociedade, totalizando 26 órgãos envolvidos. Foram definidas ações a serem adotadas pelos diferentes órgãos envolvidos a fim de garantir a fluidez de tráfego sempre que for observada alguma restrição. O planejamento aponta 29 pontos de restrições no Polo Industrial de Cubatão, nos Terminais Portuários e nas Margens Direita e Esquerda do Porto. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter